Fale Conosco

21 de setembro de 2011

OSPB e Coro de Câmara Villa Lobos apresentam ‘Réquiem de Mozart’



A Orquestra Sinfônica da Paraíba e o Coro de Câmara Villa-Lobos se apresentam, nesta quinta-feira (22), às 21h, no Cine Banguê da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). O concerto será regido pelo maestro convidado Carlos Anísio, atual regente titular da Orquestra de Câmara de João Pessoa. O programa da apresentação traz uma das mais importantes obras do repertório erudito e sacro mundial, o “Réquiem em Ré Menor”, de Mozart. A entrada é gratuita.

Além do já reconhecido Coro de Câmara Villa-Lobos, haverá a participação de novos solistas, como a soprano Izadora França e o contratenor Kleiton D’Araújo, paraibanos que vêm conquistando espaço e reconhecimento na música erudita nacional, ao vencer importantes concursos de canto e participar de diversos Festivais Internacionais de Música no Brasil. Haverá ainda a participação do tenor e professor de canto e regência da UFCG, Vladimir Silva, e do baixo Pedro Paulo Queiroz, solista e integrante do Coro de Câmara Villa-Lobos.

Além dos cantores, haverá o solo do trombonista da OSPB e professor da UFPB Sandoval Moreno e a participação especial do ator Luiz Carlos Vasconcelos narrando a tradução em português do texto em latim que compõe o Réquiem.

A obra de Mozart – O “Réquiem em Ré Menor” é uma missa fúnebre do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, datada de 1791. É sua última composição, considerada uma de suas melhores e mais famosas obras, não apenas pela música em si, mas pelos debates sobre até que parte a obra foi preparada por Mozart antes de sua morte – ela teria sido posteriormente finalizada por seu amigo e discípulo Franz Xaver Süssmayr.

 

Ao morrer, Mozart conseguiu terminar apenas três seções com o coro, o “Introito”, o “Kyrie” e “Dies Irae”. Deixou os trechos instrumentais, o coro, vozes solistas e o cifrado do contrabaixo e órgão incompletos, com anotações para seu discípulo Süssmayer. Também havia indicações para o “Domine Jesu” e “Agnus Dei”. Não deixou indicações para o “Sanctus” nem para o “Communio”. Seu discípulo completou o que faltava e compôs o “Sanctus”. Para o “Communio”, simplesmente utilizou os temas do “Introito” e do “Kyrie”, para dar sentido integral à obra.

 

Serviço

Evento: “Réquiem em Ré Menor”, de Mozart, com a Orquestra Sinfônica da Paraíba e o Coro de Câmara Villa-Lobos

Regência: Carlos Anísio (maestro convidado)

Solistas: Izadora França (soprano), Kleiton D’Araújo (contratenor), Vladimir Silva (tenor), Pedro Paulo Queiroz (baixo), Sandoval Moreno (trombone), Luiz Carlos Vasconcelos (narração)

Data: 22 de setembro (quinta-feira)

Hora: 21h

Local: Cine Bangüê

Entrada: gratuita