João Pessoa
Feed de Notícias

Orquestra Sinfônica traz repertório inspirado em romances trágicos e nos ritmos carnavalescos

segunda-feira, 13 de abril de 2015 - 10:51 - Fotos:  Roberto Guedes/Secom-PB

A literatura mundial é cercada de histórias de paixões que não se concretizam, com finais trágicos, e elas darão o tom do concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba, que acontece nesta quinta-feira (16), às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira (Espaço Cultural José Lins do Rego), com entrada gratuita. A inspiração romântica sobe ao palco através da trilha sonora do clássico “Romeu e Julieta” e da lenda medieval “Tristão e Isolda”.  Opondo-se à dor e melancolia sugerida por essas histórias, a alegria toma conta da OSPB e do público com uma obra carnavalesca conduzida pelo maestro na segunda parte do repertório.

O regente da apresentação será um convidado especial, o capixaba Leonardo David. De uma trajetória bem sucedida na música erudita, David atua como maestro auxiliar da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo e pela primeira vez rege a Sinfônica paraibana, motivo de entusiasmo para o grupo, que neste ano já recebeu outros regentes, como a maestrina Lígia Amádio, em concerto em homenagem às mulheres no mês de março.

Programa - A noite dedicada ao amor inicia com música de uma das histórias mais famosas do mundo, Abertura – Fantasia Romeu e Julieta, de autoria de Tchaikovsky. Em seguida, outro romance será relembrado pela OSPB, o amor de Tristão e Isolda.  Será executada a obra que embalou a lenda do amor proibido entre o cavaleiro da Cornuálha e a princesa irlandesa  no cinema e nos palcos, Prelúdio da Ópera Tristão e Isolda, de Richard Wagner.

Após intervalo, a OSPB quebra a melancolia inspirada pelas obras da primeira parte da apresentação e envereda por ritmos carnavalescos.  Frevo, marchinha e samba serão ouvidos na peça de Ernani Aguiar, Sinfonietta Seconda – “Carnevale”. A obra é formada por quatro movimentos, cada um deles representa um ritmo da festa, encerrando com um samba-enredo.

Leonardo David – O jovem maestro Leonardo David tem se destacado no cenário musical capixaba desde 2008, quando participou da fundação da Orquestra Camerata Sesi, sendo esta desde então uma das orquestras de cordas mais sólidas do país. Sob sua direção artística e regência titular, o grupo, apesar de muito jovem, já atuou em grandes produções como as óperas Suor Angelica (Puccini), Il Pagliacci (Leoncavallo), Cosi fan Tutte (Mozart), Il Barbiere di Siviglia (Rossini), entre outras.

Desde 2011 é maestro adjunto da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo, tendo à frente desta orquestra dirigido importantes obras como o Réquiem, de Verdi; Carmina Burana, de Carl Orff; Réquiem, de Mozart; O Pássaro de Fogo, de Stravinsky; Sonhos de uma Noite de Verão, de Mendelssohn, e Sinfonia n. 4, de Mahler.

Entre as orquestras já dirigidas por Leonardo David destacam-se a World Youth Orchestra, a Orquestra Sinfônica Nacional do Paraguai, Orquestra Sinfônica de Recife, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica de Sergipe, Junge Philharmonie Salzburg, Orquestra Sinfônica Nacional da Bolívia, Orquestra Filarmônica Bachiana Sesi – SP, Orquestra Sinfônica de Heliópolis – SP, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra de Câmara do Amazonas, entre outras.

É bacharel em Música pela Fames, instituição onde também atuou como professor entre os anos de 2001 e 2008. Desde 2008, é aluno do renomado maestro Isaac Karabtchevsky, tendo frequentado cursos de regência no Brasil e Itália.

Serviço: Orquestra Sinfônica da Paraíba – 4º concerto oficial da Temporada 2015

Regência: maestro Leonardo David (regente auxiliar da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo)

Data: quinta-feira (16)

Hora: 20h30

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural José Lins do Rego, av. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho

Entrada: gratuita