João Pessoa
Feed de Notícias

Orquestra Sinfônica Jovem faz concerto com temática voltada para a paz

terça-feira, 12 de novembro de 2013 - 09:06 - Fotos:  Roberto Guedes/Secom-PB

A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba realiza nesta quinta-feira (14), às 20h, o sétimo concerto oficial da temporada 2013. A apresentação acontece na Igreja Presbiteriana de João Pessoa, localizada na rua Odon Bezerra, Centro da Capital, e marcará a estreia do solista Leonardo Semensatto (violoncelo). A regência é do maestro Luiz Carlos Durier, que preparou um repertório inédito com a paz como tema. O programa traz variações de estilos que incluem a música francesa e a marcha de uma opereta, mantendo a tradição de sempre trazer músicas para o conhecimento e apreciação do público paraibano. A entrada é gratuita.

O concerto abre com as “Variações sobre um tema de Mozart”, do compositor italiano Tiziano Bedetti, que faz alusões ao jazz, ao rock, a Bach e ao Strauss das valsas vienenses. Em seguida, será executada a peça “Concertino Slavico, Op. 51 para violoncelo e orquestra”, de Jaime Zenamom. Segundo o autor, a peça tem o nome original ‘MIR’, que na língua russa significa ‘paz’.

A terceira música executada pela Orquestra Jovem será a “Suíte Pastorale”, de Emmanuel Chabrier, o primeiro trabalho importante do autor, que influenciou toda uma geração de jovens músicos franceses, incluindo Debussy, Poulenc e, principalmente, Ravel.

O concerto será encerrado com a “Marcha dos Brinquedos” da opereta ‘Babes in Toyland’, de Victor Herbert, um clássico da música infantil que ficou popularizada pelas produções na época do natal.

O maestro Luiz Carlos Durier ressaltou que o concerto desta quinta-feira tem a colaboração da Igreja Presbiteriana de João Pessoa, que convidou a Orquestra Sinfônica Jovem para a apresentação, numa parceria inédita. “Estamos imensamente agradecidos e honrados. Felizes também por trazer a João Pessoa e a toda Paraíba a música de concerto, emocionando a todos de modo geral. Nossa felicidade é tocar e alegrar um público cada vez maior”, concluiu.

Leonardo Semensatto – Iniciou seus estudos de violoncelo na Orquestra Infantil da Paraíba, com a maestrina Norma Romano, aos 11 anos de idade. Em seguida, entrou na Escola de Música Anthenor Navarro, onde estudou com os professores Kalim Campos, Yanaína Campos e atualmente com Francieudo Torres.

Aos 14 anos entrou para a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e ainda participou como violoncelista convidado da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e da Orquestra Sinfônica da Paraíba, oportunidade em que chefiou o naipe de violoncelos.

Participou do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), Movimento Internacional de Música de Uberlândia (Mimu) e Festival Internacional de Música de Campina Grande (Fimus), neste último chefiando o naipe de violoncelos da orquestra do festival. Nessa oportunidade, foi aluno dos professores Dennis Parker (USA), Ana Gorelova (Rússia), David Gardner (Inglaterra) e Raiff Dantas (Brasil).

Luiz Carlos Durier – Natural de João Pessoa, Luiz Carlos Durier é o regente titular da OSJPB há 15 anos. O seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Em setembro deste ano foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Na UFPB, concluiu o ensino superior de música nos cursos de licenciatura e bacharelado. Desde que chegou a Escola de Música Anthenor Navarro (Eman), em 1991, lidera atividades de educação musical ensinando Musicalização, Viola e Música de Câmara. Na UEPB, está realizando o Curso de Especiação Em Fundamentos da Educação – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares.

Como regente convidado, conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Regeu também a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. Na sua formação como regente, foi aluno de Wolfgang Groth, Nelson Nuremberg e Guilhermo Scarabino, e desde 2005 estuda com o maestro Osvaldo Ferreira. Participou de master class com o maestro Kurt Masur e ainda teve como mestres José Siqueira, José Alberto Kaplan, Iara Bernette, Violeta de Gainza, Guilhermo Campos e Horácio Schafer.

Luiz Carlos Durier participou das XIX e XX Semana da Música da UFRN como professor da classe de regência e conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marines e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Tem acompanhado artistas populares com a OSPB e OSPB Jovem em grandes concertos populares, tais como Ângela Ro Ro, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Dominguinhos e Geraldo Azevedo.