João Pessoa
Feed de Notícias

Orquestra Sinfônica Jovem encerra temporada 2012 com concerto natalino

terça-feira, 4 de dezembro de 2012 - 09:50 - Fotos:  Roberto Guedes/Secom-PB

A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba encerra suas atividades da temporada 2012 com um concerto voltado para a temática das festividades de Natal. A apresentação será nesta quinta-feira (6), às 20h, excepcionalmente no Teatro de Arena do Espaço Cultural, sob a regência do maestro titular Luiz Carlos Durier e com solo da flautista Vanessa Rodrigues. A entrada é gratuita.

Serão apresentadas duas obras inéditas para o público paraibano, mantendo uma tradição apreciada pela população. Na abertura será executada uma obra do jovem compositor potiguar Willames Costa e uma virtuosa peça para flauta de Giulio Briccialdi. O concerto terá, ainda, danças de uma ópera e a música “New York, New York”, imortalizada na voz de Frank Sinatra. Para finalizar, o maestro preparou uma seleção dos temas natalinos celebrados mundialmente.

Apresentação – O concerto será iniciado com a “Abertura nº 3”, de Willames Costa. De acordo com o maestro Luiz Carlos Durier, os temas são tratados e desenvolvidos por toda orquestra em uma concepção quase cinematográfica, com a qualidade de trilha sonora de filmes de ação. Um ponto de destaque é o ritmo bem brasileiro no naipe da percussão, que aparece pontualmente, conferindo um charme especial à obra.

A canção popular “Carnaval de Veneza” teve várias versões para os mais diversos instrumentos, porém, a do flautista e compositor Giulio Briccialdi foi a que ganhou mais notoriedade devido ao alto grau de virtuosismo. Escrita originalmente para flauta e piano com número “Opus 78”, será executada pela Sinfônica Jovem com arranjo para orquestra de Alexander Gagarinov. “Esta obra desafiadora consiste em tema com diversas variações, de alta complexidade técnica, com uma coda (finalização) pra lá de empolgante. A beleza, emoção e o caráter dançante dão sempre um grande prazer em ouvir e a melodia fixa bem na memória, dando vontade de ouvir repetidas vezes”, disse Durier.

Em seguida, a Orquestra tocará três danças da ópera, começando a sequência com “A Noiva Vendida”, do compositor tcheco Bedrich Smetana. A Polka tem raízes polonesas, Furiant é uma dança agitada e rápida proveniente da Boêmia e a “Dança dos Comediantes” para apresentações circenses no enredo da ópera é um convite para uma dança frenética.

A Orquestra ainda vai executar “New York, New York”, orquestrada pelo maestro Duda, e para encerrar com clima natalino apresentará “Um Festival de Natal”, do compositor americano Leroy Anderson. O concerto terá canções tradicionais de Natal como “Joy to the World”, “Pinheirinho”, “Noite Feliz”, “Adeste Fidelis” e outras melodias sobrepostas de grande efeito sonoro e musical.

“Com isso temos dois belos motivos de celebração. A OSPB Jovem cresceu e ganhou em qualidade. É uma escola de referência na prática e vivência musical. Muitos gêneros musicais já foram apresentados da ópera à sinfonia, do concerto para solistas à suíte, da música nacionalista à MPB. Já é uma tradição realizar estreias mundiais e a divulgação de novos compositores”, reforçou Durier, completando que este trabalho desperta o interesse da população em ouvir a orquestra, e consequentemente, mais crianças e adolescentes estudarem música e sonharem em fazer parte deste grupo tão admirado em todo o Brasil.

Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba – Especial de Natal

Regência: Luiz Carlos Durier

Solista: Vanessa Rodrigues (flauta)

Data: 6 de dezembro (quinta-feira)

Hora: 20h

Local: Teatro de Arena do Espaço Cultural

Entrada: Gratuita

Realização: Funesc

Programa

WILLAMES COSTA

Abertura nº. 3

GIULIO BRICCIALDI

Carnaval de Veneza OP. 78

(Orquestração: Alexander Gagarinov)

Solista: VANESSA RODRIGUES

INTERVALO

BEDRICH SMETANA

Danças da Ópera “A Noiva Vendida”

Polka

Furiant

Dança dos Comediantes

Maestro DUDA

New York, New York (John Kander e Fred Ebb )

LEROY ANDERSON (1908 – 1975)

Um Festival de Natal