João Pessoa
Feed de Notícias

Orquestra Sinfônica Jovem apresenta terceiro concerto oficial com execução de obra inédita

terça-feira, 19 de maio de 2015 - 09:26 - Fotos:  Secom-PB

A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) realiza, nesta quinta-feira (21), o terceiro concerto oficial da temporada 2015. A apresentação começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa. Na noite erudita, com música clássica de várias nacionalidades, o músico Vinícius Lucena fará solo de violão na peça “A Fantasia de um Homem Gentil”, de Joaquim Rodrigo. A regência do espetáculo será do maestro titular Luiz Carlos Durier e a entrada é gratuita.

Repertório – O programa é composto por três obras, sendo uma inédita, e por fim, uma música especial para o momento do bis, como já vem sendo praticado nos concertos desta temporada. A apresentação inicia com peça do compositor paulista José Briamonte, autor de poucas obras, porém de um trabalho de rica sonoridade. A peça executada será “O Amolador de Facas”, composição inspirada em pessoas que trabalham com esse ofício. A música é um poema sinfônico de passagens brilhantes e interessantes do ponto de vista melódico, confiado aos violoncelos e oboés. Essa música já foi executada por duas vezes aqui em João Pessoa: a primeira delas pela Orquestra Sinfônica, sob batuta do maestro Eleazar de Carvalho, e a segunda vez, em 1999, pela OSJPB, já com o maestro Durier.

O concerto segue com a obra “A fantasia para um homem gentil”, do espanhol Joaquim Rodrigo. O compositor Joaquim Rodrigo, deficiente visual desde os quatro anos, compôs essa peça como uma viagem pela música espanhola medieval, fazendo a lembrança sobre a maneira de cantar e dançar desse período. Nunca executada em João Pessoa, a peça terá participação especial de Vinícius Lucena, violonista e professor do IFPB.

Fechando o programa oficial, a Orquestra Jovem apresenta “A Varinha da Juventude”, do inglês Eduard Elgar. A obra é uma suíte interessante pois aborda o universo lúdico dos brinquedos e suas representações, durante o desenvolver da música.

Luiz Carlos Durier (Regente) - Natural de João Pessoa (PB), Luiz Carlos Durier é o regente titular da OSPB Jovem há 17 anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. As suas interpretações produzem sempre sucesso de público e crítica. Sob sua batuta já se tornou tradição a Jovem apresentar estreias mundiais com qualidade técnica e artística. Em setembro de 2013, foi nomeado diretor artístico e regente titular da OSPB.

Na UFPB, concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Desde que chegou a Escola de Música Anthenor Navarro – EMAN, em 1991, lidera atividades de educação musical ensinando: Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência. Participou das XIX e XX Semana da Música da UFRN como professor da classe de regência. Na UEPB, realiza o Curso de Especiação em Fundamentos da Educação – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares.

Como regente convidado conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN, Orquestra Sinfônica da UFPB e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. Na sua formação como regente foi aluno de Wolfgang Groth, Nelson Nuremberg e Guilhermo Scarabino. Desde 2005, estuda com o maestro Osvaldo Ferreira. Participou de Master Class com os maestros Kurt Masur e, recentemente, com Dante Anzolini. Ainda teve como mestres o maestro José Siqueira, José Alberto Kaplan, Iara Bernette, Violeta de Gainza, Guilhermo Campos e Horácio Schafer.

Conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marines e sua Gente, do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Tem acompanhado com frequência artistas populares com a OSPB e OSPB Jovem em grandes concertos populares, tais como: Ângela Ro Ro, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo e Dominguinhos. No ano de 2012 recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente à OSPB.

Serviço: Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba – 3º concerto oficial da Temporada 2015

Regência: maestro Luiz Carlos Durier (regente titular da OSJPB)

Solista: Vinícius Lucena

Data: quinta-feira (21)

Hora: 20h30

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural José Lins do Rego, av. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho – João Pessoa

Entrada: gratuita