João Pessoa
Feed de Notícias

Orquestra Sinfônica Jovem apresenta concerto para saxofone nesta quinta

quarta-feira, 13 de junho de 2012 - 16:51 - Fotos:  Secom-PB

O século XX e início do XXI estarão presentes no quarto concerto oficial da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, nesta quinta-feira (14), às 20h, no Cine Banguê do Espaço Cultural. O concerto terá o maestro Luiz Carlos Durier como regente e o saxofonista Cayo de Araújo Rufino como solista. O público vai conferir o concerto para saxofone e orquestra, a suíte com músicas para ballets e um poema sinfônico. A entrada é gratuita.

O concerto será aberto com a peça “Voyages” (Viagens), de Paul Y. Csige, uma composição de 2008 dedicada a todos aqueles que enfrentam o mar aberto. É uma viagem nas emoções e sensações do ser humano. O trágico e sombrio, o esperançoso e triunfante, o nostálgico e também o animado são alguns sentimentos expressados nas melodias, combinações timbrísticas e harmonias desta música.

O solista da noite, Cayo de Araújo Rufino, apresenta o “Concerto para Saxofone Alto e Orquestra”, composto em 1978 pelo belga Willy Ostijn. A peça tem dois movimentos intercalados sem intervalo. A obra se desenvolve com base em dois temas melódicos marcantes. Para o solista, há desafios técnicos e musicais de grandes complexidades que só bons instrumentistas podem realizar.

O concerto ainda terá obras do austríaco Felix Mottl. Ele buscou no barroco de Rameau inspiração para prestar uma justa homenagem ao compositor francês. Selecionou os ballets das obras “Plateia” e a “Festa de Hebe” para orquestrar a suíte dançante, utilizando instrumentos jamais imaginados pelo homenageado.

O poema sinfônico “Pesca Feliz”, de Willy Ostjin, uma composição de 1960, encerra o concerto com melodias otimistas e brilhantes.

Solista – Cayo de Araújo Rufino é natural da cidade de Itaporanga (PB), em 1995 iniciou seus estudos de música na Banda do Colégio D. João da Mata, em sua cidade, onde teve orientações dos professores Geraldo Araujo e Lindenbergue Alves. Em 2005, passa a residir na cidade de João Pessoa PB para realizar o curso de extensão de música da UFPB sob a orientação do professor José de Arimatéia Formiga Veríssimo. É integrante da Banda Sinfônica José Siqueira sob a Regência do Sandoval Moreno, a Big Band Toque de Vida entre outras.

No Ano de 2007 entra na Graduação em Música pela UFPB como Bacharelando em Saxofone com os Professores Arimatéia Formiga (Teinha) e Dilson Florêncio. Em 2010 começa a estudar fagote sob a orientação do professor Heleno Feitosa (Costinha) e participa de festivais em todo o Brasil dentre eles estão: o Festival de Verão de Brasília em 2008/09, Festival Internacional do Rio Grande do Norte, o Eleazar de Carvalho em Fortaleza – CE, Festival Internacional de Olinda – MIMO, o Funarte 2005, o Fenarte PB 2009/11.

Regente – Natural de João Pessoa (PB), Luiz Carlos Durier é o regente titular da OSPB Jovem há 15 anos e regente assistente da OSPB desde 2001. O seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Suas interpretações cativantes e criativas produzem sempre sucesso de público e crítica. Sob sua batuta já se tornou tradição a Jovem apresentar estreias mundiais com excelente qualidade técnica e artística.

Como regente convidado fez apresentações junto a Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN, Orquestra Criança Cidadã do Recife. Regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. Na sua formação como regente foi aluno de Wolfgang Groth, Nelson Nuremberg e Guilhermo Scarabino. Desde 2005 estuda com o maestro Osvaldo Ferreira. Participou de Master Class com o maestro Kurt Masur. Ainda teve como mestres José Siqueira, José Alberto Kaplan, Iara Bernette, Violeta de Gainza, Guilhermo Campos e Horácio Schafer.

Na UFPB concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Desde que chegou a Escola de Música Anthenor Navarro – EMAN, em 1991, lidera atividades de educação musical ensinando: Musicalização, Viola e Música de Câmara. Participou das XIX e XX Semana da Música da UFRN como professor da classe de regência.  Conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Tem acompanhado com frequência artistas populares com a OSPB e OSPB Jovem em grandes concertos populares, tais como: Ângela Ro Ro, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione “Marrom”, Toninho Ferragutti e Dominguinhos sempre com grande sucesso.

Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

Regência: Luiz Carlos Durier

Solista convidado: Cayo de Araújo Rufino (saxofone)

Data: quinta-feira (14)

Hora: 20h

Local: Cine Banguê (Espaço Cultural)

Entrada: Gratuita