João Pessoa
Feed de Notícias

Orquestra Sinfônica faz concerto com participação do pianista Ricardo Castro

quarta-feira, 23 de maio de 2012 - 07:48 - Fotos: 

A Orquestra Sinfônica da Paraíba realiza concerto oficial nesta quinta-feira (24) com a participação do renomado pianista baiano Ricardo Castro, que além de ser reconhecido pelo talento artístico, é referendado pelo trabalho sócio-musical no projeto Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojibá), fundado e liderado pelo músico. O concerto, que será regido pelo maestro Alex Klein, começa às 20h, no Cine Bangüê do Espaço Cultural. Seguindo uma prática iniciada nesta temporada, antes da apresentação, às 19h, o regente titular fará uma breve explicação sobre o repertório da noite. O concerto tem entrada gratuita.

O Neojibá já deu frutos, como a Orquestra 2 de Julho, que já fez três tournées na Europa, apresentando-se em importantes salas de concerto e com grandes solistas internacionais. O projeto foi a principal inspiração para o Governo da Paraíba lançar o Programa de Inclusão através da Música e das Artes (Prima), que visa levar às comunidades paraibanas os benefícios da cultura erudita e as lições de cidadania encontradas em uma orquestra sinfônica.

O concerto desta quinta-feira terá início com a Abertura “As Hébridas”, de Félix Mendelssohn. A inspiração para esta obra decorreu de uma visita de Mendelssohn à Escócia, quando ele completou 20 anos. Encantado com a gruta das Hébridas no litoral do país, escreveu a Abertura.  No próximo concerto da OSPB, dia 7 de junho, sob a liderança do maestro convidado David Jackson, a Sinfônica apresentará a outra obra de Mendelssohn inspirada nessa mesma viagem, a “Sinfonia nº 3”, a “Escocesa”.

O pianista Ricardo Castro vem a João Pessoa interpretar o “Concerto nº 2 para Piano e Orquestra”, de Johannes Brahms. Composto entre 1878 e 1881, foi recebido com imediato sucesso em sua estreia, em Budapeste, com o próprio compositor como solista.

Ricardo Castro – Em 1993, Ricardo Castro recebeu o Prêmio no “Leeds International Piano Competition” na Inglaterra, sendo o primeiro vencedor latino-americano deste que é um dos mais importantes concursos de piano no mundo. Com uma brilhante carreira de solista internacional, Ricardo Castro já se apresentou junto a Sir. Simon Rattle, frente a orquestras como as Filarmônicas de Tóquio e da BBC em Londres, e a Academy of St. Martin in the Fields.

Serviço:

Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica da Paraíba

Data: Quinta-feira, 24 de maio

Hora: 20h (palestra sobre o repertório inicia às 19h)

Local: Cine Bangüê da Funesc

Entrada: gratuita