Fale Conosco

8 de setembro de 2011

Orquestra Sinfônica da Paraíba leva música erudita em turnê pelo Sertão



Depois de se apresentar em Bananeiras e nos concertos oficiais na capital, a Orquestra Sinfônica da Paraíba, sob regência do maestro titular, João Linhares, faz concerto nestas quinta-feira, sexta-feira e sábado em Patos (8), Pombal (9) e Sousa (10), no Sertão.

A turnê é fruto de parceria entre a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc),Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba (Secult), Fundação Ernani Sátyro (Funes) e as prefeituras de Pombal e Sousa. O objetivo das apresentações é proporcionar acesso à cultura para todas as regiões da Paraíba. A Orquestra Sinfônica da Paraíba é instrumento que pode cumprir essa missão de disseminar a cultura em todo o Estado.

As apresentações contarão com a participação do coral Vozes da Infância, da Casa Ensino das Artes, instituição coordenada pelo ator Luis Carlos Vasconcelos. Todos os concertos serão realizados em igrejas, com repertório erudito, bem característico de uma orquestra.

A ideia é levar ao público a imagem real de uma orquestra sinfônica, desde as músicas (algumas até sugeridas pelos padres, como a Ave Maria de Schubert, Jesus Alegria dos Homens, de Bach, e Danúbio Azul, de Strauss). Em cada concerto haverá a participação de um músico da cidade como solista, uma forma de prestigiar o talento dos músicos da região.

Em Patos, a OSPB se apresenta a convite da Fundação Ernani Sátyro (Funes), no evento em comemoração ao centenário de nascimento do Governador Ernani Sátyro. As festividades começaram no dia 5 de setembro, mas a apresentação da orquestra será no dia 8 de setembro, às 19h30, na Catedral de Nossa Senhora da Guia. O solista do concerto será o flautista Vitor Diniz, que recentemente se apresentou no Cine Bangüê , em duo de flauta e piano.

Em Pombal, no dia 9, a apresentação da OSPB é realizada por meio de parceria com a Prefeitura Municipal de Pombal e conta com apoio do Centro Livre de Cultura Popular. O concerto será na Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, às 19h30. O solista da noite será o clarinetista pombalense José de Arimatéia.

O último município a receber a OSPB será Sousa, no dia 10 de setembro. A apresentação é uma parceria com a Prefeitura Municipal de Sousa. O concerto será realizado na Igreja Bom Jesus, às 19h30. Para tornar a noite ainda mais emocionante, o solo será feito pelo trompetista Glauco Andrezza, natural da cidade.

Serviço: Concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba

Regente: João Linhares

Datas: 8/9 (quinta-feira) – Catedral de Nossa Senhora da Guia, em Patos

Solista: Vítor Diniz, flauta

9/9 (sexta-feira) – Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Pombal

Solista: José de Arimatéia, clarinete

10/09 (sábado) – Igreja Bom Jesus, em Sousa

Solista: Glauco Andrezza, trompete

Hora: 19h30

Entrada: Gratuita