Fale Conosco

7 de novembro de 2012

Orquestra Sinfônica da Paraíba faz concertos com regência de Alexander Mandl



A Orquestra Sinfônica da Paraíba dá continuidade à sua programação da temporada 2012 com concertos nesta quinta (8) e sexta-feira (9), celebrando o retorno do maestro paraibano Alexander Mandl à liderança da orquestra como convidado. As duas apresentações serão no Cine Banguê do Espaço Cultural.  Nesta quinta, o concerto começa às 20h e na sexta-feira, às 19h. A entrada é gratuita.

Uma hora antes de cada concerto, o maestro Alex Klein, regente titular da OSPB, fará uma breve palestra informativa sobre o programa a ser executado pelos músicos. A adoção de palestras informais, segundo Alex Klein, tem como objetivo familiarizar o público com os artistas e obras que fazem parte do repertório. “O retorno de Alexander Mandl à OSPB é um óbvio e direto elo com as mais altas tradições artísticas de nossa orquestra”, disse o maestro.

Um dos mais proeminentes violinistas e maestros brasileiros, Alexander Mandl leciona violino na University of Wisconsin, Wisconsin Lutheran College e no Conservatório de Música de Wisconsin nos EUA. É spalla da Kenosha Symphony e spalla assistente na Orquestra de Câmara de Millwaukee. Mandl já se apresentou em importantes teatros na Europa e nas Américas do Norte e Sul, como o Alice Tully Hall e o Carnegie Hall, em Nova York.

Na música de câmara, Mandl já atuou com os violoncelistas Yo-Yo Ma e Aldo Parisot. Como solista e músico orquestral, trabalhou com Eleazar de Carvalho e a Orquestra Sinfônica da Paraíba em projetos que deram destaque à OSPB. Graduado da Carnegie Mellon University, com mestrado na Yale Univeristy e doutorado na University of Wisconsin, Alexander Mandl venceu diversos prêmios importantes, a exemplo do Andrew Carnegie Tradition Award e do Ivan Galamian Award.

Frente à OSPB, Alexander Mandl irá reger três obras, começando pela Suíte de Árias Antigas, de Ottorino Respighi, e a Suíte Pulcinella, de Igor Stravinsky. Em ambas as composições, os autores procuraram inspiração em melodias e expressões musicais do período renascentista e barroco, transferindo estas expressões para uma linguagem moderna. No programa consta ainda a 3ª Sinfonia, de Robert Schumann, intitulada “Renana”, por sua inspiração na região do rio Reno.

 

Serviço:

Concertos da Orquestra Sinfônica da Paraíba

Maestro convidado: Alexander Mandl

Datas: Quinta-feira (8), às 20h, e sexta-feira (9), às 19h, com palestras informativas uma hora antes de cada concerto

Local: Cine Banguê do Espaço Cultural

Entrada: gratuita