Fale Conosco

14 de dezembro de 2011

Orquestra Sinfônica da Paraíba encerra a temporada com “Noite da Guitarra”



A Orquestra Sinfônica da Paraíba encerra a temporada 2011 com o concerto “Noite da Guitarra”, que começa às 21h desta quinta-feira (15) no Cine Banguê do Espaço Cultural, em João Pessoa. Sob regência do maestro titular João Linhares, a apresentação contará com solos dos guitarristas Zé Filho, Alex Madureira e Léo Meira. Haverá participações de Paulo Barreto e Alexandre Dinoá. A doação de 1kg de alimento não perecível vale como ingresso para evento.

O concerto será festivo, com foco para o Ano Novo, mas de acordo com o maestro João Linhares, o motivo natalino não será esquecido. O repertório contemplará os amantes da música clássica com a inclusão de peça de Mozart, e também dará chance aos convidados de mostrarem suas composições. Também não faltarão temas nordestinos como “Feira de Mangaio”, com arranjos de Sivuca, que deve abrir a apresentação.

O programa traz composições de Alex Madureira como “Nossa Senhora das Dores” e “Comendo com Coentro”, que serão executadas com arranjos de Poty Lucena e “Quinze anos Depois”, com arranjo de Xisto Medeiros.

De Léo Meira foram selecionadas as músicas “Querendo ir pra Patos” e “Simples”, com arranjos assinados pelo próprio guitarrista. De Zé Filho entra no programa a composição “Van Halen”, com arranjo de Rogério Borges. Outro paraibano que está no repertório, apesar de não participar do concerto, é Washington Espínola, autor de “Bluesão”, que será tocada com arranjo do também paraibano Léo Torres. Poty Lucena também assina o arranjo de W. A. Mozart.

O Nordeste é o foco dos arranjos de Rogério Borges para o pout-porri que inclui “Asa Branca”/ “O Ovo”, de Luiz Gonzaga/Hermeto Pascoal.

O maestro João Linhares é o responsável pelos arranjos de “Christmas songs”, de Irving Berlin Haydn, “The Final Countdown”, de J.Tempest. Para fechar o concerto (o último do ano), a orquestra executará “Sonosfera”, com música e arranjos de Linhares.

O encerramento alegre da temporada de 2011 também é uma forma de coroar a popularização da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Este ano algumas mudanças ocorreram na OSPB, a mais significativa delas foi a realização de concertos oficiais a cada quinzena, e não mais mensalmente. A mudança teve o intuito de aproximar o público da música erudita tocada pelos talentosos artistas paraibanos, uma forma de popularizar e fortalecer esta arte no Estado.

Outro destaque da OSPB em 2011 foi a nomeação de um regente paraibano para conduzir o grupo, o maestro João Linhares, músico que é uma referência da Paraíba no Brasil.

Convidados na temporada – Para abrilhantar as apresentações da OSPB convidados renomados vieram de diversos estados do Brasil e até de outro país, como a pianista radicada na França, Juliana Steinbach. Os músicos paraibanos também foram contemplados com solos nos espetáculos, bem como os jovens estagiários, que tiveram destaque e a oportunidade de tocar e aprender com os experientes músicos da Sinfônica.

Ainda com o intuito de garantir acesso da população à música erudita da Paraíba, a OSPB viajou e se apresentou em várias cidades do interior do estado, passando pelo brejo, cariri e sertão, levando a música clássica a pessoas que nunca assistiram a um espetáculo de tal porte. Após a apresentação desta quinta-feira a OSPB entra em recesso e retoma suas atividades em fevereiro de 2012.

 

Programa

1 -   Feira de Mangaio – Música e Arranjo – SIVUCA

2 -   Nossa Senhora das Dores – Música/Alex Madureira,  Arranjo/ Poty Lucena

3 -   Turkist March – Música/W. A. Mozart,  Arranjo/Poty Lucena

4 -   Van Halen  – Música/Zé Filho, Arranjo/ Rogério Borges

5 -   Pout-Porri Asa Branca/ O Ovo – Música/ Luiz Gonzaga/Hermeto Pascoal,  Arranjo/Rogério Borges

6 -   Quinze Anos Depois – Música/ Alex Madureira,  Arranjo/Xisto Medeiros

7 -   Bluesão – Música/ Washington Espíndola,  Arranjo/ Léo Torres

8 -   Querendo ir pra Patos – Música e Arranjo – Léo Meira

9 -   Simples – Música e Arranjo – Léo Meira

10 -  Comendo com Coentro – Música/Alex Madureira, Arranjo/ Poty Lucena

11 -  Chistmas Songs – Música/Irving Berlin Haydn, Arranjo/João Linhares

12 -  The Final Coutdown – Música/J. Tempest, Arranjo/João Linhares

13 – Sonosfera – Música e Arranjo – João Linhares

 

Serviço:

Data: 15/12

Local: Cine Bangüê do Espaço Cultural

Hora: 21h