João Pessoa
Feed de Notícias

Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta Concerto de Natal e Coro Infantil reúne 200 coralistas no Chorus Fest

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016 - 16:11 - Fotos:  Thercles Silva

Duas apresentações encerram, na próxima semana, a programação deste ano dos grupos da Orquestra Sinfônica da Paraíba. A OSPB e o Coro Sinfônico da Paraíba vão apresentar o Concerto de Natal no dia 15 de dezembro (quinta-feira), às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa. Na sexta-feira (16), no mesmo local, às 19h, será realizado o Chorus Fest, evento musical promovido pela Orquestra Sinfônica e Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), por intermédio do Coro Infantil da Paraíba, que tem como objetivo popularizar e agregar o canto coral ao gosto da sociedade paraibana.

O maestro Luiz Carlos Durier será o regente do Concerto de Natal, o 12º da temporada oficial 2016 da OSPB, cujo programa composto por oito músicas começa com “Suíte Lago dos Cisnes, Op. 20” e “Suíte Quebra Nozes, Op. 71a”, de Tchaikovsky, e inclui ainda “Bells Across the Meadows – Sinos dos Prados”, de Albert Ketèlbey; “Tuscaloosa Tango”, de Daniel Leo Simpson, e “Valsa n° 2”, de Dmitri Shostakovich, com orquestração de Rogério Vieira.

O clima natalino vai dominar a segunda parte do concerto, com a execução de “Festival de Natal”, Leroy Anderson; “Seleção de Natal”, Roberto Tibiriçá, e “Allelluia”, de Haendel.

O Chorus Fest, atração do dia 16 de dezembro, tem direção geral do maestro João Alberto Gurgel e, como anfitrião, o Coro Infantil da Paraíba. Esta é a terceira edição do evento, que vai reunir sete coros, de todos os estilos e idades. Os grupos cantarão individualmente, conjuntamente entre si e, na parte final, formarão um grande coro, com cerca de 200 vozes, todos com um repertório eclético, inclusive natalino.

O maestro Maurício Gurgel, falecido em junho deste ano e que participou das duas primeiras edições do evento, será o homenageado do Chorus Fest 2016. Entre os coros participantes estão o Coro Infantil da Paraíba, Coral Universitário Unipê, Coral Ladies, Coral das Lourdinas, Coral do Tribunal de Contas da Paraíba, Coral Vozes do Sanhauá e Coro Sinfônico da Paraíba, este último com regência do maestro Daniel Seixas.