Fale Conosco

22 de outubro de 2012

Orquestra Sinfônica da Paraíba anuncia realização de concertos nas quintas e sextas-feiras



Os amantes da música clássica terão mais uma oportunidade de assistir ao concerto quinzenal da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). Além da quinta-feira, o público poderá assistir ao espetáculo também nas sexta-feira, às 19h. Esse horário alternativo será adotado a partir desta semana. Na quinta-feira (25), a orquestra vai apresentar um concerto inédito no Cine Bangüê, às 20h, e na sexta-feira (26), o mesmo concerto será reapresentado no mesmo local, às 19h.

De acordo com o regente titular da OSPB, Alex Klein, essa medida é uma forma de multiplicar o público da sinfônica  paraibana.“Precisamos começar o trabalho de quintuplicar o público da OSPB, e isso já será feito nesta semana com a adição de um concerto no programa quinzenal. Em 2013 pretendemos fazer ainda mais apresentações por programa”, disse.

Repertório – Nestas duas apresentações, o solista convidado é o clarinetista Carlos Rieiro, que pertence ao quadro de professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele vai apresentar o “Concerto para Clarinete de Mozart”, reconhecido como uma das obras mais sublimes do repertório sinfônico. Além de Mozart, a OSPB executa o “Prelúde a l’apres midi d’un faune”, de Debussy, e a 1ª Sinfonia de Ludwig van Beethoven.

Adepto ao formato educativo, o maestro Alex Klein, desde que assumiu a OSPB, faz uma resumida explanação antes de iniciar cada concerto sobre o repertório a ser executado, com o intuito de facilitar o entendimento do espetáculo e aumentar a relação e interação entre público, orquestra e obra. Para assistir à palestra, o público deve chegar uma hora mais cedo ao Cine Bangüê, na quinta-feira às 19h e na sexta-feira às 18h.

Retorno das atividades – A temporada 2012 da OSPB foi reiniciada no dia 11 de outubro, com a apresentação de dois concertos didáticos realizados no Espaço da Criança (evento multicultural ocorrido nos dias 10 e 11 no Espaço Cultural). Assistido por mais de novecentas crianças, o concerto didático mostrou que pode ser uma importante ferramenta de aproximação da cultura erudita com a população. Por isso, a previsão é que seja incorporado oficialmente à programação em 2013.

Serviço

Concerto oficial da Orquestra Sinfônica da Paraíba

Local: Cine Bangüê

Data: 25 e 26 de outubro

Hora: 20h (quinta-feira) 19h (sexta-feira)

Entrada: gratuita