João Pessoa
Feed de Notícias

Orquestra Sinfônica apresenta concerto com solo da pianista japonesa Midori Maeshiro

quinta-feira, 27 de agosto de 2015 - 10:48 - Fotos:  Secom-PB

Com repertório variado, onde o humor, beleza e emoção são traços marcantes, a Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta o nono concerto da Temporada 2015 nesta quinta-feira (27), às 20h30, na Sala de Concerto Maestro José Siqueira. A regência é do maestro Luiz Carlos Durier. “No concerto teremos música programática, valsas bem humoradas, com solo da pianista Midori Maeshiro e a sinfonia do dinamarquês Gade, pela primeira vez apresentada em João Pessoa”, explica o regente titular da OSPB. A entrada é gratuita.

A primeira parte do concerto tem no humor o foco principal. O poema sinfônico “Kikimora, Op. 63”, de Anatoly Lyadov, narra as peripécias do personagem título que pensa ser a melhor cozinheira do mundo. Para irritar os donos da casa causa muitos problemas. Eles, por sua vez, se tiverem bom humor conseguem apaziguar a ira de Kikimora.

O programa conta também com “As Valsas Humorísticas Op. 22 para piano e orquestra”, do compositor cearense Alberto Nepomuceno. Esta obra faz referências a valsas de outros compositores, como Chopin, Saint-Säens e Strauss, como forma talvez de homenageá-los. Os ouvintes terão a oportunidade de exercitar sua memória musical ao identificar melodias conhecidas do repertório universal.

Encerrando o com certo, a Orquestra Sinfônica executa a “Oitava Sinfonia em Si menor, Op. 47’, do dinamarquês Niels Gade. A obra tem tudo que se espera em um concerto: lindas melodias, ritmo vibrante, sincopado e uma harmonia extasiante. Os quatro movimentos, apesar da tonalidade menor, estão isentos de tristeza. Pelo contrário, a inspiração é traçada na música folclórica do seu país natal, a Dinamarca.

“A OSPB segue fazendo história, realizando belos espetáculos para povo paraibano. As parcerias com instituições têm divulgado e elevado o nome da orquestra em lugares como Caribe, América do Sul e Europa, sempre com grande reconhecimento dos valores aqui desenvolvidos. Neste espírito, convidamos a todos para apreciar a arte musical”, finaliza Durier.

Midori Maeshiro (pianista) – Iniciou seus estudos musicais em Osaka (Japão), sua cidade natal. Especializou-se na Itália, Estados Unidos e Brasil, onde fixou como principal residência a cidade do Rio de Janeiro. Doutora em Prática Interpretativa pela Unicamp, maravilhou-se pela riqueza musical brasileira, pesquisando, divulgando e gravando obras de autores nacionais, incluindo primeiras audições de peças contemporâneas.

Por ocasião das comemorações dos 90 anos de nascimento de César Guerra-Peixe, gravou um CD com suas sonatas, sonatinas e valsas. Tem se apresentado em concertos no Brasil, Japão, Estados Unidos e Europa. Do seu repertório, constam também obras dos compositores japoneses T. Takemitsu, A. Yashiro e T. Kashiwagi. Entre as muitas atividades como concertista, apresentou um recital para o imperador Akihito e a imperatriz Michiko, em 1997, e um concerto para o príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, em 2008.

No Brasil, tem atuado com as orquestras Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra do Teatro Nacional Claudio Santoro e Orquestra Sinfônica do Paraná, entre outras. É detentora de 12 primeiros lugares em concursos nacionais e internacionais. Realiza anualmente seminários sobre “Knowledge and Practice of Piano Performance on Brazilian Music” na Universidade de Tsukuba (Japão). Tem dedicado grande parte da atividade profissional à pesquisa, visando a publicação ou exposição de textos sobre temas na área de performance. Desde 2011, é professora de piano na Escola de Música da UFRJ.

Luiz Carlos Durier (regente) – Natural de João Pessoa (PB), Luiz Carlos Durier é o regente titular da OSPB Jovem há 17 anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Sob sua batuta, já se tornou tradição a Jovem apresentar estreias mundiais com excelente qualidade técnica e artística. Em setembro de 2013, foi nomeado diretor artístico e regente titular da OSPB.

Na UFPB, concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Desde que chegou à Escola de Música Anthenor Navarro (Eman), em 1991, lidera atividades de educação musical ensinando: Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência. Participou das XIX e XX Semana da Música da UFRN como professor da classe de regência. Na UEPB, está realizando o Curso de Especiação Em Fundamentos da Educação – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares.

Como regente convidado conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. Na sua formação como regente foi aluno de Wolfgang Groth, Nelson Nuremberg e Guilhermo Scarabino. Desde 2005 estuda com o maestro Osvaldo Ferreira. Participou de Master Class com os maestros Kurt Masur e, recentemente, com Dante Anzolini. Ainda teve como mestres o maestro José Siqueira, José Alberto Kaplan, Iara Bernette, Violeta de Gainza, Guilhermo Campos e Horácio Schafer.

Conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marines e sua Gente, do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Tem acompanhado com frequência artistas populares com a OSPB e OSPB Jovem em grandes concertos populares, tais como Ângela Ro Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e Zélia Duncan, sempre com grande sucesso de público e crítica. No ano de 2012, recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo brilhante desempenho profissional frente à OSPB.

 

Serviço:

Orquestra Sinfônica da Paraíba – 9º Concerto Oficial da Temporada 2015

Regente: maestro Luiz Carlos Durier (titular)

Solista: Midori Maeshiro (pianista)

Data: 27 de agosto (Quinta-feira)

Hora: 20h30

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira

Entrada: gratuita