João Pessoa
Feed de Notícias

Orquestra Jovem realiza primeiro concerto oficial da temporada 2014

quarta-feira, 30 de abril de 2014 - 16:12 - Fotos: 

A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba realiza no dia 8 de maio o primeiro concerto oficial da temporada 2014. A apresentação gratuita será às 20h, na Igreja Presbiteriana de João Pessoa, no bairro Tambiá, sob a regência do maestro titular Luiz Carlos Durier e a participação do músico Alisson Azevedo como solista. O concerto será transmitido, ao vivo, pela Rádio Tabajara.

A primeira obra executada será ‘Abertura Brasil 2012’, de Dimitri Cervo. De acordo com o maestro, o tema lento inicial é contagiado por transformações rítmicas e harmônicas que conduzem a obra a um grandioso final. Nessa obra se fazem presentes as marcantes características de estilo de Cervo, como irregularidades métricas e expressividade melódica. Também existe influência das aberturas de Beethoven.

Em seguida, os músicos vão executar ‘Introdução, Tema e Variações, Op. 102 para oboé e orquestra’ de J. N. Hummel, que já foi gravada por grandes intérpretes. Luiz Carlos Durier explicou que esta peça, que terá a participação de Alisson Azevedo, tem uma introdução lenta e dramática que contrasta com a leveza do tema principal.

Na sequência, a Orquestra Jovem tocará as ‘Danças da Noruega, op. 35’, do compositor norueguês Edvard Grieg que são, na maior parte, baseadas em músicas encontradas na coletânea de canções populares de Ludvig Mathias Lindemans. Como muitos conjuntos de danças nacionais do século XIX, as danças norueguesas de Grieg foram originalmente escritas para piano a quatro mãos e, posteriormente, orquestradas pelo maestro checo Hans Sitt, com grande sucesso.

O concerto será encerrado com o poema sinfônico ‘Finlândia Op. 26’, obra que tornou o nome de Jean Sibelius conhecido mundialmente. O forte dessa música são atmosferas opostas de solenidade e júbilo, de sugestões de paisagens finlandesas e da máscula demonstração do povo finlandês. É um retrato da libertação do domínio czarista no século 19. Aqui, Sibelius desejou evocar, através da música, estados de ânimo, personagens, paisagens e até mesmo situações dramáticas.

Estamos felizes em inaugurar a temporada 2014 na companhia destes quatro excelentes compositores e, consequentemente, dos nossos ouvintes de toda a Paraíba, através da Rádio Tabajara, com transmissão ao vivo, compartilhando as emoções de um grupo musical paraibano, nordestino e brasileiro”, disse o maestro Luiz Carlos Durier.

O solista – Alisson Azevedo nasceu em Catolé do Rocha. Começou seus estudos musicais com a maestrina Irmã Iraci, no Instituto Gente que Encanta, com aulas de canto coral, violino, flauta doce e solfejo. Logo que teve contato com o oboé, mudou de instrumento. Com a orquestra da mesma instituição, realizou turnê pela Espanha, interpretando música de raiz nordestina, e com apenas 13 anos foi professor de oboé, flauta doce e música de câmara.

Em 2005, se transferiu para João Pessoa para ser oboé solista da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, sob a regência de Gustavo de Paco. Logo foi convidado para exercer o cargo de primeiro oboé da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, sob a regência do maestro Luiz Carlos Durier. Nesta época, começou seus estudos no Curso de Extensão do Departamento de Música da UFPB, com o professor João Johnson. O ano de 2010 começou com um estágio na Orquestra Sinfônica da Paraíba. Também participa da Banda Sinfônica José Siqueira e em março deste ano, concluiu o curso superior em oboé na UFPB.

Como camerista, integrou vários grupos, a exemplo do DuoA2, com a professora Aynara Dilma. Foi solista da OSPB Jovem, em 2009, executando o ‘Divertimento para flauta e oboé’, do compositor Harald Genzmer, e, em 2011, com o ‘Concerto para Oboé’, de Breno Blauth. Alisson participou de diversos festivais nacionais e internacionais com orientação de professores como José Medeiros (Bobó), Isaac Duarte, Javier Balbinder, Thomas Indermulhe e James Ryon. Recentemente, foi selecionando para participar da Academia Jovem Concertante em turnê pelo Maranhão.

O regente – Natural de João Pessoa, Luiz Carlos Durier é o regente titular da OSPB Jovem há 17 anos. O seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Em setembro deste ano, foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Na UFPB, Durier concluiu o ensino superior de música nos cursos de licenciatura e bacharelado. Desde que chegou a Escola de Música Anthenor Navarro (Eman), em 1991, lidera atividades de educação musical ensinando Musicalização, Viola e Música de Câmara. Luiz Carlos Durier participou das XIX e XX Semana da Música da UFRN como professor da classe de regência. Na UEPB, está realizando o Curso de Especiação Em Fundamentos da Educação – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares.

Como regente convidado, conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Regeu também a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. Na sua formação como regente, foi aluno de Wolfgang Groth, Nelson Nuremberg e Guilhermo Scarabino, e desde 2005 estuda com o maestro Osvaldo Ferreira. Participou de master class com o maestro Kurt Masur e ainda teve como mestres José Siqueira, José Alberto Kaplan, Iara Bernette, Violeta de Gainza, Guilhermo Campos e Horácio Schafer.

Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD de Marines e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Tem acompanhado com frequência artistas populares com a OSPB e OSPB Jovem em grandes concertos populares, tais como Ângela Ro Ro, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Dominguinhos e Geraldo Azevedo.

Serviço:

1º Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

Regência: Luiz Carlos Durier

Solista: Alisson Azevedo (oboé)

Data: 8 de maio (quinta-feira)

Hora: 20h

Local: Igreja Presbiteriana de João Pessoa (bairro Tambiá)

Entrada: Gratuita