João Pessoa
Feed de Notícias

Orquestra Jovem da Paraíba retoma temporada nesta quinta-feira

quarta-feira, 29 de agosto de 2012 - 07:51 - Fotos:  Secom-PB

A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) retoma a temporada 2012 de concertos, nesta quinta-feira (30), trazendo no repertório uma abertura do período romântico, duas suítes baseadas na música incidental da peça Peer Gynt e uma seleção da trilha sonora do filme “Amor Sublime Amor”, da década de 1960. O concerto começa às 20h, no Cine Banguê do Espaço Cultural, com entrada gratuita.

O público vai conferir uma novidade nesta segunda etapa da temporada. Agora, além de solar nas apresentações, os músicos da OSJPB também terão a oportunidade de reger a sinfônica. O trompista José Wilker da Silva vai comandar a Orquestra Jovem neste concerto.

De acordo com o maestro titular, Luiz Carlos Durier, essa é uma importante maneira de incentivar o estudo da regência por parte dos componentes da orquestra. “O principal caráter da OSJPB é preparar os jovens para a carreira profissional e nesse ofício precisamos nos preocupar também com a formação de novos regentes. Ter a chance de experimentar o posto numa orquestra de grande qualidade como a nossa, é uma experiência muito enriquecedora, inclusive para o currículo deles”, enfatizou Durier.

O músico paraibano José Wilker da Silva, que vai reger a Orquestra, já começa a se destacar na carreira. Este ano, ele conquistou o primeiro lugar no Concurso Jovem Regente, no Festival Internacional Eleazar de Carvalho, em Fortaleza (CE).

Repertório – A apresentação começa com a romântica “Abertura em Sol Menor, WAB 98”, do compositor austríaco Anton Bruckner.  Mantendo a tradição da OSJPB, essa peça será tocada pela primeira vez na Paraíba, uma forma de ampliar o conhecimento do repertório erudito do público e dos participantes do concerto.

Em seguida, serão executadas as suítes “Peer Gynt n. 1, Op. 23” e “Peer Gynt n. 2, Op. 55”, do compositor norueguês Edvard Grieg, ambas divididas em quatro movimentos.

Para finalizar a apresentação, a orquestra toca uma seleção da trilha sonora do filme “Amor Sublime Amor” (West Side Story), de 1961, de autoria de Leonard Bernstein com arranjo de Frederick Müller.

José Wilker Augusto da Silva – Natural de João Pessoa, iniciou sua vida musical como músico nas bandas marciais da Paraíba e, logo em seguida, foi encaminhado para o Curso de Extensão da UFPB, tendo aulas de teoria musical com professor Egon Figueroa Hidalgo. No ano de 2009, entrou no curso de Bacharelado em Música na UFPB como aluno de trompa do professor Cisneiro Andrade.

Atua desde 1998 como músico e maestro de várias bandas marciais e grupos musicais, como Banda Marcial Castro Alves, Banda Marcial Ivanilda Ramalho, Banda Marcial Aluízio Régis, Banda Marcial CPMAC e Banda Filarmônica da Cidade de Conde, nas quais conquistou títulos de Melhor Banda e Melhor Maestro em campeonatos estaduais e regionais.

Participou de vários encontros e festivais, a exemplo do Campeonato Mundial de Bandas em Taubaté (SP), Curso de Bandas do Colégio Progresso (SP), Curso de Regência de Banda pela Prefeitura de João Pessoa, Painéis Funart de Bandas de Música, de encontros e congressos estaduais de Bandas e Fanfarras. Teve como professores de regência de banda Sandoval Moreno, Marinaldo Lourenço, Stanley F. Michalski (EUA), Robert Marr (Austrália) e Carl Collins (EUA). Ministrou palestras sobre bandas marciais nos estados da Paraíba, Ceará e Pernambuco.

Na sua formação de regência orquestral foi aluno dos professores Geraldo Rocha e Luiz Carlos Durier, com o qual tem aulas desde 2010. Participou de Master Class com os maestros Lanfranco Marcelletti, Rafael Pálace Luz, Emílio de César, Maurice Perez (EUA) e Cristopher Zimermman (EUA). Participou do Festival Eleazar de Carvalho como aluno de regência orquestral nos anos de 2010, 2011 e 2012. Regeu como assistente a Orquestra Jovem da Universidade Federal da Paraíba em 2010 e a Orquestra do Festival Eleazar de Carvalho nos anos de 2010 e 2012 na classe de regência. Recentemente recebeu o Prêmio de Jovem Regente, em concurso realizado durante o XIV Festival Eleazar de Carvalho, este ano, em Fortaleza (CE).

José Wilker atua como professor de teoria musical e regente da Banda Filarmônica do município de Conde (PB), professor de Educação Musical e regente da Banda Marcial do Colégio CEB (Centro de Educação Brasileiro) e músico da Banda de Música Cinco de Agosto, Banda Sinfônica e Grupo de Metais José Siqueira, Orquestra Jovem da UFPB e Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba.

 

Serviço

Concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

Local: Cine Bangüê do Espaço Cultural

Data: Quint5a-feira (30)

Hora: 20h

Entrada: gratuita

Realização: Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc)