João Pessoa
Feed de Notícias

Orquestra Jovem abre temporada 2011 com repertório inédito na Paraíba

terça-feira, 26 de abril de 2011 - 09:25 - Fotos:  Ernane Gomes/Secom-PB

A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) realiza concerto oficial de abertura da temporada 2011 nesta quinta-feira (28), às 21h, no Cine Bangüê da Fundação Espaço Cultural (Funesc), com regência do maestro Luiz Carlos Durier. No repertório inaugural, uma seleção diversificada de cinco obras do período clássico, romântico, moderno e contemporâneo, entre elas, quatro peças ainda inéditas em solo paraibano.

O concerto começa com duas músicas escritas para teatro. A primeira é a abertura de “As Ruínas de Atenas, Op. 113” de Beethoven, escrita para uma peça de August von Kotzebue. A segunda é a marcha nupcial de “Sonhos de uma Noite de Verão, Op. 61”, de Mendelssohn, baseada na peça homônima de William Shakespeare. Esta parte da obra se tornou célebre no mundo inteiro, tocada tradicionalmente em cerimônias de casamento.

De Tchaikovsky, compositor conhecido pelas melodias otimistas e patriotas, a Orquestra Jovem executará a “Marcha Solene em Ré Maior”, peça encomendado ao compositor por ocasião de uma grande celebração na Rússia. Para encerrar a primeira parte do concerto, “Serenata”, uma obra nordestina composta em 1902 pelo cearense Nepomuceno. Pela semelhança com o som do beijo, essa peça de Nepomuceno ficou carinhosamente conhecida como “Serenata do Beijo”. “Terra Brasilis”, de Edino Krieger, que será executada na segunda parte do concerto, foi concebida para celebrar os 500 Anos do Brasil. A obra é um painel sinfônico que conta sonoramente o nosso país de 1.500 até os dias de hoje.

A OSJPB, conhecida por proporcionar aos jovens a experiência prática para a sua profissionalização, é composta por 70 estudantes de música com idade até 30 anos. Todo ano a diretoria da orquestra realiza audições de variados instrumentos para preencher vagas, em sua maioria devido a ascensão dos músicos a orquestras profissionais. Novos estudantes estreiam na Orquestra Jovem nesta quinta-feira, mas mesmo depois da seleção, a OSJPB ainda está desfalcada no violino, viola e contrabaixo. Os músicos que se interessarem em compor o quadro, devem se encaminhar à sede da Orquestra Sinfônica da Paraíba, localizada na Funesc.

O maestro – Natural de João Pessoa (PB), Luiz Carlos Durier é regente titular da OSJPB há 14 anos e regente assistente da OSPB desde 2001. Seu trabalho artístico, pedagógico e a pesquisa musical de repertório direcionando para jovens músicos em formação é reconhecido em todo o Brasil. Sob sua batuta já se tornou tradição a Jovem apresentar estreias mundiais com qualidade técnica. A convite do Ministério da Cultura, Durier participou do Encontro de Orquestras Brasileiras em 2003, onde proferiu palestra sobre a formação e regência de orquestras jovens.

Como regente convidado, fez apresentações junto à Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN, Orquestra Criança Cidadã do Recife e Orquestra do 29ª Oficina de Música de Curitiba.

Na sua formação como regente foi aluno de Wolfgang Groth, Nelson Nuremberg e Guilhermo Scarabino. Recentemente estudou com o maestro Kurt Masur em Master Class promovido pela Orquestra Sinfônica Brasileira. Desde 2005 estuda com o renomado maestro Osvaldo Ferreira. Ainda teve como mestres José Siqueira, Fred Gerling, Iara Bernette, Violeta de Gainza, Guilhermo Campos e Horácio Schafer. Na UFPB concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado.

Desde que chegou à Escola de Música Anthenor Navarro (Eman), em 1991, lidera atividades de educação musical, ensinando Musicalização, Viola, Música de Câmara, Regência e a condução da Orquestra Estudantil da Eman. Também participou das XIX e XX Semana da Música da UFRN como professor da classe de regência.

Sua experiência lhe deu a oportunidade de reger a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marines e sua Gente e no DVD de Sivuca e os Músicos Paraibanos. Tem acompanhado artistas populares com a OSPB e OSJPB em grandes concertos populares,  como Ângela Ro Ro, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti e Dominguinhos.

Serviço:

Concerto oficial de abertura da temporada 2011 da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

Regente: Luiz Carlos Durier

Local: Cine Bangüe da Funesc

Data: Quinta-feira (28)

Hora: 21h

Entrada: Gratuita