João Pessoa
Feed de Notícias

Orquestra Infantil apresenta concerto natalino e homenageia Gonzagão

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012 - 11:00 - Fotos: 

Os pequenos músicos da Orquestra Infantil do Estado da Paraíba encerram as atividades em 2012 com um concerto dedicado ao natal e com uma homenagem especial ao rei do baião, Luiz Gonzaga. A apresentação será nesta quarta-feira(12), às 19h, no Teatro Paulo Pontes da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, Funesc. A entrada é gratuita.

Sob a batuta da maestrina Norma Romano, a noite será aberta com uma canção considerada um dos hinos nordestinos, “Asa Branca”, em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, comemorado no dia 13 de dezembro.

Em seguida, o espetáculo trará ao palco do Teatro Paulo Pontes nove peças natalinas, entre elas, canções bastante populares que guardam a magia da data como “Botei Meu Sapatinho”, composta por A. Babo; “Noite Feliz”, de Gruber; “Então é Natal”, de J. Lennon; “Os Sininhos de Natal”, autor anônimo. Ainda no mesmo tema, a Orquestrinha executará uma obra especial para os paraibanos, “Fechemos a Porta”, música de autoria desconhecida que foi originada em Cabaceiras, município do cariri do Estado. No repertório também consta grandes clássicos como “Jesus Alegria dos Homens”, de Bach; e “Te Deum”, de M. A. Charpentier.

OIEP- Sendo um dos equipamentos pertencentes à Orquestra Sinfônica da Paraíba, a OIEP tem um importante papel na carreira de um jovem músico. É nessa instituição que as crianças têm o primeiro contato atuando numa orquestra sinfônica e recebem ensinamentos fundamentais para a carreira musical.

A Orquestra Infantil do Estado da Paraíba    foi fundada em 1986 pela Professora Isabel Burity,Irmã do então Governador Tarcisio de Miranda. A Orquestrinha se destaca como uma das poucas orquestra Infantis da América Latina. Sob a batuta da Maestrina Norma Romano, que rege o grupo desde a fundação, os pequenos músicos apresentam o talento musical em todo o Estado da Paraíba, como também no exterior. No ano de 1998, fez por convite do Ministro da Cultura, na época, o Dr. Francisco Wefford, uma turnê pelos EE.UU, com muito êxito e nos anos 2006 e 2007 a OIEP viajou a Buenos Aires-Argentina, atuando na Faculdade de Direito (Aula Magna), onde o público aplaudiu de pé (Eventos organizados por “Encontros Internacionais de Orquestras Infantis e Juvenis “ – Buenos Aires – Argentina )

A OIEP é composta por alunos do curso de extensão da UFPB, da EMAN, do Projeto Prima, alunos do Profº. Ademar Rocha, como também por professores particulares.

Em 2012, a OIEP viajou oficialmente à cidade de Bananeiras no mês de julho. No mês das crianças atuou no Auditório de “Zarinha Centro de Cultura”. Se apresentou também    na abertura dos prêmios Literários do Colégio PIO XI .

 

Serviço:

Concerto da Orquestra Infantil do Estado da Paraíba

Local: Teatro Paulo Pontes

Data: 12 de dezembro

Hora: 19h

Entrada: gratuita

Realização: Funesc