João Pessoa
Feed de Notícias

Orquestra Infantil encerra semestre com apresentação na Sala de Concertos do Espaço Cultural

quarta-feira, 17 de junho de 2015 - 08:32 - Fotos:  Arquivo

Com repertório composto por obras clássicas e juninas, a Orquestra Infantil do Estado da Paraíba (OIEPB) se apresenta neste sábado (20), às 17h. A apresentação, que marca o encerramento do semestre, é a primeira do grupo na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, localizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. A entrada é gratuita e a regência é do professor Marcelo Vasconcelos.

A canção “Adagio para Cordas” (T. Burity) foi escolhida para abrir o concerto. Em seguida, o repertório traz “Minuet e Rondeau” (Henry Purcell), “Hino ao Imperador” (Joseph Haydn), “Hino à Alegria” (Ludwig van Beethoven). A música brasileira entra em cena na composição “João e Maria” (melodia de Sivuca). Para fechar a apresentação em clima de festa junina, a ‘Orquestrinha’ toca “No Forró do Zé Doidiça” (Rogério Borges).

A Orquestra Infantil da Paraíba tem como regente titular a maestrina Norma Romano. A equipe conta com os professores auxiliares Marcelo Vasconcelos (cordas), Gustavo de Paco de Gea (sopros), Luciana Real Limeira (leitura da música). A equipe técnica é composta por Estevam Henrique de Oliveira Vilar (secretário), Luiz Carlos de Barbosa Lima e Francisco de Assis do Nascimento (montadores).

Histórico da Orquestra Infantil -  A Orquestra Infantil da Paraíba foi criada em 1986 pela professora Izabel Burity e, desde então, é coordenada e regida pela professora Norma Romano. A Orquestrinha é um bem cultural da Orquestra Sinfônica da Paraíba, e como tal, visa à formação cultural e social da criança e do adolescente através da prática instrumental, incentivando o convívio e a partilha de esforços, buscando estimular o trabalho em equipe, disciplina, respeito e superação. Para tanto, fomenta anualmente o ingresso de novas crianças através de audições que buscam selecionar instrumentistas mirins.

A OIEPB tem como ideais promover a descentralização e democratização do acesso da população às diferentes atividades artísticas desenvolvidas pela mesma, e divulgar um repertório sinfônico universal, enfatizando a interpretação da música brasileira e, em especial, a nordestina. Por isso, ao longo dos anos a ‘Orquestrinha’ tem realizado apresentações pelo Brasil e também no exterior. Destacamos os concertos internacionais realizados na Argentina (1994 e 1997) e nos Estados Unidos (1996 e 1998) que suscitaram críticas e comentários elogiosos. Em 2007, a OIEP participou, em Buenos Aires, do VII Encontro Internacional de Orquestras Infantis e Juvenis, encantando a todos com repertório de peças eruditas, argentinas, brasileiras e especialmente nordestinas.

Serviço: Concerto de Encerramento do semestre 2015.1 da Orquestra Infantil

Regência: professor Marcelo Vasconcelos

Data: 20 de junho (sábado)

Horário: 17h

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira (Espaço Cultural José Lins do Rego, rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho)

Entrada: gratuita