Fale Conosco

10 de dezembro de 2015

Orquestra Infantil encerra o ano com concertos em homenagem à maestrina Norma Romano



A Orquestra Infantil da Paraíba (OIEPB) encerra a temporada de 2015 com dois concertos. O primeiro acontece no dia 18 deste mês, às 18h, na Sala Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego. O segundo está programado para o dia 20, no mesmo horário, na Estação Cabo Branco. A regência é do maestro Marcelo Vasconcelos. Nos dois momentos, o grupo vai homenagear a maestrina Norma Romano, falecida em setembro deste ano. A entrada é gratuita.

A música “Por Uma Cabeza”, do argentino Carlos Gardel (1890-1935), abre o concerto com arranjos de Norma Romano. Em seguida, a Orquestrinha toca “Rói-Couro”, de Dimas Sedícias (1930-2001). Na sequência, a música “De volta pro aconchego”, de Dominguinhos (1941-2013), é tocada com arranjos da maestrina. A canção seguinte é “Te Deum Laudamos”, de Marc-Antoine Cherpentier (1643-1704). Para finalizar, “O Toreador”, canção de Georges Bizet (1838-1875), com arranjo de Francieudo Torres.

OIEPB – A Orquestra Infantil da Paraíba foi criada em 1986 pela professora Izabel Burity e, desde então, foi coordenada e regida pela professora Norma Romano, nascida em Buenos Aires, Argentina. Com a morte da maestrina, em setembro de 2015, quem assumiu a coordenação e regência foi o professor Marcelo Vasconcelos.

A Orquestrinha é um bem cultural da Orquestra Sinfônica da Paraíba, e como tal, visa a formação cultural e social da criança e do adolescente através da prática instrumental, incentivando o convívio e a partilha de esforços, buscando incutir conceitos de trabalho em equipe, disciplina, respeito e superação. Para tanto, fomenta anualmente o ingresso de novas crianças através de audições que buscam selecionar os promissores instrumentistas mirins.

A OIEPB tem como ideais promover a descentralização e democratização do acesso da população às diferentes atividades artísticas desenvolvidas por ela, e divulgar um repertório sinfônico universal, enfatizando a interpretação da música brasileira e, em especial, a nordestina. Por isso, ao longo destes anos a OIEPB tem realizado apresentações pelo Brasil e também no exterior, com destaque para os concertos internacionais realizados na Argentina (1994 e 1997) e nos Estados Unidos (1996 e 1998) que suscitaram críticas e comentários elogiosos.

Em 2007, a OIEPB volta a Buenos Aires para participar do VII Encontro Internacional de Orquestras Infantis e Juvenis e mais uma vez encanta a todos, principalmente na interpretação do seu repertório de peças eruditas, argentinas, brasileiras e, especialmente, nordestinas. Além de Marcelo Vasconcelos na regência, a Orquestrinha conta com os professores auxiliares Gustavo de Paco (sopros), Deyse Firmino (cordas) e Pedro Henrique Freire (percussão).

 

Serviço

Concertos de Encerramento da Temporada 2015 da Orquestra Infantil

Regência: professor Marcelo Vasconcelos

Datas: 18 de dezembro (sexta-feira), na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, e 20 de dezembro (domingo), na Estação Cabo Branco

Horário: 18h

Entrada: gratuita