João Pessoa
Feed de Notícias

Orquestra Infantil da Paraíba apresenta concerto em João Pessoa

sexta-feira, 30 de maio de 2014 - 09:20 - Fotos:  Secom-PB

A Orquestra Infantil da Paraíba (OIEPB), regida pela maestrina Norma Romano, realizou concerto em homenagem à presidência da Funesc e à diretoria da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB), no auditório Conselheiro José Braz do Rego, do Tribunal de Contas do Estado, em João Pessoa. A apresentação, que aconteceu nessa quinta-feira (29), também homenageou o Tribunal de Contas do Estado, que apoia a Orquestra Infantil nos ensaios e concertos.

Mesmo com as obras no Espaço Cultural José Lins do Rego, a Orquestra Infantil da Paraíba não parou as atividades. O grupo foi acolhido pelo Tribunal de Contas, que cedeu o auditório da sede para os ensaios e apresentações das crianças. Além disso, a OIEPB recebeu do Governo do Estado novos instrumentos para garantir a qualidade do aprendizado das crianças. “As conquistas internas são motivo de alegria para a OIEPB, por isso realizamos esse momento, que teve muito incentivo, inclusive, das mães de nossas crianças”, explicou a diretora da OSPB, Erlaine Souza.

No intervalo da apresentação, Alessandra Franca, mãe de um dos alunos, agradeceu aos homenageados e destacou a parceria entre Funesc, Orquestra, pais dos alunos e Tribunal de Contas. Ela ainda ressaltou o comprometimento do Governo do Estado com o trabalho do grupo.

Repertório - O concerto iniciou com a execução da obra “Hino ao Imperador”, de Joseph Haydn, pelo quarteto de cordas composto por dois violinos, viola e violoncelo e arranjos de Ph. Gordon. Em seguida, o Rei do Baião foi lembrado homenageado com a música “Asa Branca”, executada pelas crianças menores da ‘Orquestrinha’. A apresentação foi encerrada com a peça “Hino à Alegria”, de Beethoven.

OIEPB – A Orquestra Infantil da Paraíba foi criada em 1986 pela professora Izabel Burity e, desde então, é coordenada e regida pela professora Norma Romano, nascida em Buenos Aires (Argentina). Além dela, a equipe conta com Erlaine Sousa (diretora executiva da OSPB), Maria Eudivia (secretária da OSPB), os professores auxiliares Marcelo Vasconcelos (cordas), Everton Ferreira da Silva (percussão), Gustavo de Paco (sopros), Dayse Firmino, o secretário Estevam Vilar, os montadores Luiz Carlos Barbosa e Francisco de Assis do Nascimento.

A Orquestrinha é um bem cultural que faz parte da Orquestra Sinfônica da Paraíba, e como tal, visa a formação cultural e social da criança e do adolescente por meio da prática instrumental, incentivando o convívio e a partilha de esforços, buscando incutir conceitos de trabalho em equipe, disciplina, respeito e superação. Para tanto, fomenta anualmente o ingresso de novas crianças através de audições que buscam selecionar os instrumentistas mirins.

A OIEPB tem como ideal promover a descentralização e democratização do acesso da população às diferentes atividades artísticas desenvolvidas pela mesma e divulgar repertório sinfônico universal, enfatizando a interpretação da música brasileira e, em especial, da nordestina. Por isso, ao longo desses anos a OIEPB tem realizado apresentações pelo Brasil e também no exterior.

Entre os destaques estão os concertos internacionais realizados na Argentina (1994 e 1997) e nos Estados Unidos (1996 e 1998) que suscitaram críticas e comentários elogiosos. Em 2007, a OIEPB esteve novamente em Buenos Aires para participar do VII Encontro Internacional de Orquestras Infantis e Juvenis e mais uma vez encanta a todos, principalmente na interpretação do seu repertório de peças eruditas.