João Pessoa
Feed de Notícias

Orquestra Infantil apresenta concerto e inaugura Centro Cultural no TCE

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014 - 11:44 - Fotos:  Arquivo/SECOM-PB

Em clima de natal, com repertório composto por obras clássicas que embalam as noites em que se comemora o nascimento de Jesus, a Orquestra Infantil da Paraíba (OIEP) apresenta concerto, nesta sexta-feira (19), às 16h. A apresentação de encerramento da temporada 2014 também marca a inauguração do Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado. A entrada é gratuita e a regência é do professor Marcelo Vasconcelos.

A canção “Hino ao Imperador”, de Joseph Haydn, foi escolhida para abrir o concerto. Em seguida, o programa traz “Smile”, de Charlie Chaplin. Na sequência, os músicos executarão a peça “Hino à Alegria”, de Ludwig van Beethoven. “Amazing Grace”, de John Newton é a quarta música a ser tocada pelos pequenos. A sequência natalina inclui “Canto Angelical” (compositor desconhecido), “Mundo Feliz” (Georg Friedrich Haendel) e “Noite Feliz” (Franz Gruber).

A Orquestra Infantil da Paraíba tem como regente titular a maestrina Norma Romano. A equipe conta com os professores auxiliares Marcelo Vasconcelos (cordas), Gustavo de Paco de Gea (sopros), Luciana Real Limeira (leitura da música). A equipe técnica é composta por Estevam Henrique de Oliveira Vilar (secretário), Luiz Carlos de Barbosa Lima e Francisco de Assis do Nascimento (montadores).

Sobre a regente - Norma Romano nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 19 de dezembro de 1930. Iniciou seus estudos musicais com a irmã do compositor francês Eric Satie. Aos 17 anos de idade, ingressa no Conservatório Nacional de Música Carlos Lopez Buchardo, formando-se com a nota mais alta de sua turma. No ano de 1950 ingressa no curso de composição, sendo aluna do compositor Alberto Ginastera. Ganhou várias bolsas de estudo em Buenos Aires; em Paris, na Schola Cantorum; e em Nova York, no Mannes College (EE.UU). Entre suas premiações, destacam-se como Professora de Piano no Conservatório Nacional, Professora de Piano no Conservatório Municipal, e como Professora de Cravo na Cátedra de Criação no Conservatório Nacional.

Realizou vários concertos em Buenos Aires, no Teatro Colón, Teatro General San Martin, Teatro Nacional Cervantes, na Rádio Municipal, na Rádio Nacional, no Teatro Argentino de La Plata, entre outros. Gravou também dois concertos de Antonio Vivaldi e a cantata Alagamar, de J.A. Kaplan.

No ano de 1979, se demite das Cátedras Oficiais para viajar à Paraíba, convidada pela UFPB. Atuou como tecladista da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) durante oito anos. Finalmente, aos 79 anos, concluiu seu doutorado em Composição no antigo Conservatório Nacional da Argentina, hoje Instituto Universitario Nacional de las Artes – IUNA.

Histórico da Orquestra Infantil - A Orquestra Infantil da Paraíba foi criada em 1986 pela professora Izabel Burity e, desde então, é coordenada e regida pela professora Norma Romano. A ‘Orquestrinha’ é um bem cultural da Orquestra Sinfônica da Paraíba, e como tal, visa à formação cultural e social da criança e do adolescente através da prática instrumental, incentivando o convívio e a partilha de esforços, buscando conceitos de trabalho em equipe, disciplina, respeito e superação. Para tanto, fomenta anualmente o ingresso de novas crianças através de audições que buscam selecionar os promissores instrumentistas mirins.

A OIEP tem como ideais promover a descentralização e democratização do acesso da população às diferentes atividades artísticas desenvolvidas pela mesma, e divulgar um repertório sinfônico universal, enfatizando a interpretação da música brasileira e, em especial, a nordestina. Por isso, ao longo destes anos a OIEP tem realizado apresentações pelo Brasil e também no exterior. Destacamos os concertos internacionais realizados na Argentina (1994 e 1997) e nos Estados Unidos (1996 e 1998) que suscitaram críticas e comentários elogiosos. Em 2007, a OIEP voltou a Buenos Aires para participar do VII Encontro Internacional de Orquestras Infantis e Juvenis e mais uma vez encantou a todos, principalmente na interpretação do seu repertório de peças eruditas, argentinas, brasileiras e especialmente nordestinas.

Serviço: Concerto de Encerramento da Temporada 2014 da Orquestra Infantil

Inauguração do Centro Cultural Ariano Suassuna

Regência: professor Marcelo Vasconcelos

Data: 19 de dezembro (sexta-feira)

Horário: 16h

Local: Centro Cultural Ariano Suassuna (sede do TCE), localizado na rua Professor Geraldo Von Sohsten, 147 – Jaguaribe, João Pessoa – PB.

Entrada: gratuita