João Pessoa
Feed de Notícias

Orquestra Infantil apresenta concerto com peças natalinas no Tribunal de Contas

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013 - 18:30 - Fotos: 

Em clima de natal, com repertório composto por clássicas obras que embalam as noites em que se comemora o nascimento de Jesus, a Orquestra Infantil da Paraíba apresenta concerto nesta quinta-feira(19), no Tribunal de Contas do Estado. O concerto de encerramento do 2º semestre de 2013, regido pela maestrina Norma Romano, terá início às 17h, e será realizado no Auditório Conselheiro João Braz do Rêgo – TCE/PB, localizado na rua Professor Geraldo Von Sohsten, 147 – Jaguaribe, João Pessoa – PB. O espetáculo terá a participação do coro do Tribunal de Contas do Estado, regido pelo maestro João Alberto Gurgel.

O concerto inicia com a execução da obra “Green Sleves”, de autoria desconhecida. Em seguida, a clássica “Hino à alegria”, de Beethoven. “Concerto em lá menor”, de Vivaldi, é a terceira peça a ser apresentada pelos pequenos. Na segunda parte da apresentação, as crianças tocam “Te deum laudamus”, de M. A. Charpentier, “Navidad blanca”, de I. Berlin. Para encerrar em espírito natalino, a Orquestrinha executa “Os sininhos de natal”, de autoria anônima, e “Noite Feliz”, de Grüber, esta com a participação especial do Coral do Tribunal de Contas.

OIEPB –  A Orquestra Infantil da Paraíba foi criada em 1986 pela professora Izabel Burity e, desde então, é coordenada e regida pela professora Norma Romano, nascida em Buenos Aires – Argentina. A Orquestrinha é um bem cultural da Orquestra Sinfônica da Paraíba, e como tal visa à formação cultural e social da criança e do adolescente através da prática instrumental, incentivando o convívio e a partilha de esforços, buscando incutir conceitos de trabalho em equipe, disciplina, respeito e superação. Para tanto, fomenta anualmente o ingresso de novas crianças através de audições que buscam selecionar os promissores instrumentistas mirins.

A OIEP tem como ideal promover a descentralização e democratização do acesso da população às diferentes atividades artísticas desenvolvidas, e divulgar repertorio sinfônico universal, enfatizando a interpretação da música brasileira e, em especial, a nordestina. Por isso, ao longo destes anos a OIEP tem realizado apresentações pelo Brasil e também no exterior. Destacamos os concertos internacionais realizados na Argentina (1994 e 1997) e nos Estados Unidos (1996 e 1998) que suscitaram críticas e comentários elogiosos. Em 2007, a OIEP volta a Buenos Aires para participar do VII Encontro Internacional de Orquestras Infantis e Juvenis e mais uma vez encanta a todos, principalmente na interpretação do seu repertório de peças eruditas, argentinas, brasileiras e especialmente as nordestinas.