João Pessoa
Feed de Notícias

Orquestra Infantil abre Congresso Nacional de Geografia na Estação Cabo Branco

quinta-feira, 12 de setembro de 2013 - 18:39 - Fotos: 

Neste domingo(15), as 49 crianças e adolescentes que integram a Orquestra Infantil da Paraíba se apresentam na abertura do 12º Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia. O concerto, regido pela maestrina Norma Romano, será realizado no auditório da Estação Cabo Branco, às 18h. Apesar do concerto fazer parte da programação de um evento fechado, a apresentação é aberta ao público e a entrada é gratuita.

No repertório da OIPB, peças clássicas e populares – a maioria delas com arranjo da própria maestrina Norma Romano. O concerto será aberto com a obra “Hino brasileiro”, de Francisco M. da Silva, seguida da clássica “Hino à alegria”, de Beethoven. A música nordestina estará presente no concerto, representada por “De Volta pro Meu Aconchego”, de Dominguinhos e Nando do Cordel, “Ciranda da Rosa Vermelha”, de Alceu Valença. A composição de Villa-Lobos, “O Trenzinho Caipira”, é outra peça clássica que será executada. Também de Villa-Lobos, “Floresta Amazônica” poderá ser apreciada no concerto. A apresentação da OIPB será encerrada com um pot-pourri do Rei do Baião Luiz Gonzaga, iniciado pelo hino nordestino “Asa Branca” e seguido por “Assum Preto” e “Mulher Rendeira”.

Orquestra Infantil da Paraíba – A Orquestra Infantil da Paraíba foi criada em 1986 pela professora Izabel Burity e, desde então, é coordenada e regida pela professora Norma Romano, nascida em Buenos Aires – Argentina.

A Orquestrinha é um bem cultural que integra a Orquestra Sinfônica da Paraíba e, como tal, visa à formação cultural e social da criança e do adolescente por meio da prática instrumental, incentivando o convívio e a partilha de esforços, buscando incutir conceitos de trabalho em equipe, disciplina, respeito e superação. Para tanto, fomenta anualmente o ingresso de novas crianças através de audições que buscam selecionar os promissores instrumentistas mirins.