João Pessoa
Feed de Notícias

Orquestra e Coro Infantil da Paraíba apresentam concerto comemorativo ao Dia das Crianças no Espaço Cultural

segunda-feira, 10 de outubro de 2016 - 12:35 - Fotos: 

Temas de filmes como Harry Potter, A Bela e a Fera, Pocahontas e músicas de Toquinho, Milton Nascimento e Coldplay fazem parte do repertório que será apresentado pelo Coro Infantil da Paraíba e pela Orquestra Infantil da Paraíba, nesta quarta-feira (12), dentro das atividades do Espaço da Criança, realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Os concertos vão abrir a programação especial comemorativa ao Dia das Crianças no Espaço Cultural, em João Pessoa, que está na 5ª edição e tem entrada gratuita.

“No Mundo do Circo” é o tema do Espaço da Criança, que vai acontecer das 14h às 17h, nas dependências do Espaço Cultural, com atividades desenvolvidas em áreas determinadas como picadeiros. A programação musical será no Picadeiro Vermelho, que é a Sala de Concertos Maestro José Siqueira, e tem início às 14, quando vão se apresentar 100 crianças da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN). Em seguida, às 15h, terá concerto do Coro Infantil da Paraíba, e às 16h, da Orquestra Infantil da Paraíba.

Pela EEMAN, vão se apresentar grupos de Percussão, sob orientação da professora Wênia Xavier; grupo de Violino com flauta transversal e canto, dos professores Wilame Correia, Caroline Galvão e Fátima Teixeira; grupo de Iniciação Musical, das professoras Ana Emília, Ana Maria e Samara Rodrigues e ainda a Musicalização Infantil (Violino – crianças de 4 e 5 anos), sob orientação do professor Felipe Amorim.

Em seguida, com regência e arranjos do maestro João Gurgel, o Coro Infantil da Paraíba sobe ao palco para mostrar um repertório que começa com a música Maria, Maria (Milton Nascimento), e segue com Suíte Luiz Gonzaga, Paradise (Coldplay), Aquarela (Toquinho), Cantigas de Roda (cancioneiro popular) e Happy (Pharrell Willians).

Às 16h, será a vez do concerto da Orquestra Infantil da Paraíba, que tem o maestro Marcelo Vasconcelos como regente. Os pequenos músicos vão executar Prelúdio Bachianas n. 4, de Heitor Villa-Lobos (arranjos de Norma Romano); Valsa Triste, de Jean Sibelius; os temas do filme Pocahontas: If I never Knew You e The Virginia Company, composições de Stephen Schwartz, com arranjos de Norma Romano; e ainda A Bela e a Fera, de Alan Menken (adaptação de Norma Romano), e Harry Potter Theme, de John Williams (arranjos de Tom Drummond).

Coro Infantil da Paraíba– É um projeto desenvolvido pela Funesc e Orquestra Sinfônica da Paraíba, com o intuito de levar o canto coral à comunidade e juventude paraibana. A cada semestre, o coro abre inscrições para novos coristas que passam a integrar o grupo após seleção. Sob regência do maestro João Alberto Gurgel, o coro aborda as disciplinas de técnica vocal e corporal, com o auxílio do professor Daniel Mariano. Ao longo do ano, os coristas participam de apresentações em eventos realizados tanto pela Funesc quanto por outros órgãos do Estado, além da participação em diversos festivais.

O maestro João Alberto Gurgel, com formação superior em Licenciatura em Música pela UFPB e qualificado em regência coral e ensino musical, dirige e produz arranjos para corais desde 1992. Além de atuar como regente do Coro Infantil da Paraíba desde 2008, é também o regente do Coral Universitário Unipê, do Coro do Tribunal de Contas do Estado, do Coral LADIES (Clube da Melhor Idade Cidade Verde) e já esteve à frente do Coral da Cultura Inglesa, Corais das Lourdinas, Coral do Instituto Sagrado Coração de Jesus, Coro do Ministério Público da Paraíba, Coral do Colégio Instituto João XXIII, entre outros. Além disso, regeu o Coro Sinfônico da Paraíba no período de 2009 a 2013. João Alberto é filho do maestro Maurício Gurgel (in memorian), um dos principais nomes do movimento coralista paraibano.

Orquestra Infantil da Paraíba – Foi criada em 1986 pela professora Izabel Burity e coordenada e regida pela professora Norma Romano. A Orquestrinha é um bem cultural da Orquestra Sinfônica da Paraíba, e como tal, visa a formação cultural e social da criança e do adolescente através da prática instrumental, incentivando o convívio e a partilha de esforços, buscando incutir conceitos de trabalho em equipe, disciplina, respeito e superação. Fomenta anualmente o ingresso de novas crianças através de audições que buscam selecionar instrumentistas mirins.

A Orquestra Infantil tem como ideais promover a descentralização e democratização do acesso da população às diferentes atividades artísticas e divulgar um repertório sinfônico universal, enfatizando a interpretação da música brasileira e, em especial, a nordestina. A OIEP tem se apresentado pelo Brasil e também no exterior, a exemplo dos concertos internacionais realizados na Argentina (1994 e 1997), nos Estados Unidos (1996 e 1998), e novamente em Buenos Aires (2007), no VII Encontro Internacional de Orquestras Infantis e Juvenis.

Em outubro de 2014, a então regente Norma Romano afastou-se por motivos de saúde, assumindo a regência da Orquestra o professor Marcelo Vasconcelos. Dona Norma, como era conhecida, continuou fazendo arranjos e acompanhando as audições e concertos da Orquestrinha, mesmo de longe. Ela faleceu no dia 2 de setembro de 2015.

O maestro Marcelo Vasconcelos é violinista de formação. Iniciou seus estudos aos 4 anos integrando o Projeto Espiral da Funesc. Três anos depois passou a receber orientações do professor Leopoldo Nogueira. Integrou, como spalla, a Orquestra Infantil da Paraíba. Formou-se bacharel na UFPB e foi membro fundador do Grupo Armorial Marista, Orquestra de Câmara de João Pessoa e Orquestra Sinfônica da UFPB. Trabalhou como professor auxiliar na OIEPB por três anos. Hoje, segue tendo orientações do professor Leopoldo Nogueira e ocupa o quadro efetivo de músicos da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB), Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e o cargo de maestro da Orquestra Infantil da Paraíba (OIEPB).