João Pessoa
Feed de Notícias

Orquestra Criança Cidadã se apresenta em João Pessoa pela primeira vez

quarta-feira, 11 de março de 2015 - 11:54 - Fotos: 

A Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque se apresenta, pela primeira vez, em João Pessoa, nesta quinta-feira (12), na Sala de Concertos Maestro José Siqueira do Espaço Cultural José Lins do Rego, a partir das 19h. O grupo pernambucano formado por 40 adolescentes promete trazer ao palco paraibano a música instrumental com repertório de obras clássicas de Tchaikovsky e Britten, além da exaltação à música brasileira, com peças de Guerra-Peixe, Clóvis Pereira e Ary Barroso. A entrada é gratuita.

O programa do concerto apresenta obras como a “Serenata para Cordas”, composta por Tchaikovsky; “Lamento Sertanejo”, de Dominguinhos e duas homenagens aos músicos Sivuca e Jackson do Pandeiro. A apresentação tem apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

O que é – A Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque é um programa social que tem como principal proposta levar a música para crianças e jovens da comunidade do Coque, na cidade do Recife, a fim de promover inclusão social e profissionalização. O projeto, fundado em 2006, atende a 166 crianças e adolescentes com idade entre 4 e 21 anos. Os beneficiários têm aulas de instrumentos de corda (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), percussão erudita, teoria musical, percepção, solfejo, canto coral e flauta doce, além do naipe de sopros, contendo flautas clarinetes, fagotes, oboés e trompas.

Turnê nacional - A OCC teve seu projeto de circulação nacional aprovado pela Lei Rouanet (Ministério da Cultura) e conta com o patrocínio do BNDES. Além de João Pessoa, a turnê passa pelas cidades do Recife, Garanhuns, Caruaru, Gravatá, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo em 2015.

No repertório há uma homenagem ao sanfoneiro Dominguinhos em uma série de espetáculos inéditos para emocionar as plateias pelo país. O grupo aposta em composições eruditas tradicionais até peças regionais arranjadas especialmente para suas performances. O projeto da turnê foi esboçado de forma a não se tornar contínua. A proposta é que haja intervalos entre uma apresentação e outra já que uma circulação ininterrupta comprometeria as aulas escolares e de música dos alunos do projeto social, além da agenda rotineira de eventos.

Serviço

Turnê Brasil da Orquestra Criança Cidadã

Concerto em João Pessoa, Paraíba

Data: quinta-feira (12)

Hora: 19h

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira – Espaço Cultural José Lins do Rego, Rua Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho.

Entrada: Gratuita

Apoio: Governo do Estado da Paraíba/Funesc