Fale Conosco

24 de fevereiro de 2015

Orientadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa participam de seminário em João Pessoa



see PNAIC seminario pela alfabetizacao na idade certa foto sergio cavalcanti 1 270x183 - Orientadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa participam de seminário em João PessoaCinquenta e seis orientadores de estudo da rede estadual e orientadores das redes municipais de ensino participaram, nesta terça-feira (24), no Espaço Cultural, em João Pessoa, do seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) para o ano de 2014. Neste encontro de finalização do ano de 2014, além da apresentação de seminários e das experiências exitosas também acontece a preparação e o planejamento para a última fase do Pnaic que acontecerá em 2015.

see PNAIC seminario pela alfabetizacao na idade certa foto sergio cavalcanti 2 1 270x191 - Orientadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa participam de seminário em João Pessoa“Como o Pnaic no ano passado só começou em abril, o último seminário da proposta de 2014 está sendo realizado agora. Neste encontro, além das avaliações, estão sendo apresentadas boas práticas e está acontecendo a socialização das experiências que foram exitosas nas escolas com os professores”, explicou a gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Aparecida Uchôa.

A secretária executiva de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, destacou a importância do pacto. “Podemos resumir a importância do Pnaic em quatro aspectos: primeiro como política pública voltada para os anos iniciais, segundo precisamos entendê-lo como proposta de formação continuada; o terceiro aspecto é entendê-lo como fortalecimento da concepção de alfabetização e quarto perceber sua importância na ampliação da interlocução entre a universidade e a escola”, destacou a secretária.

see PNAIC seminario pela alfabetizacao na idade certa foto sergio cavalcanti 3 1 270x191 - Orientadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa participam de seminário em João PessoaPNAIC – O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.