João Pessoa
Feed de Notícias

Órgãos verificarão qualidade, certificação e preços dos produtos no comércio da Grande João Pessoa

quinta-feira, 1 de outubro de 2009 - 14:21 - Fotos: 
 Os paraibanos vão contar com a ajuda de dois órgãos estaduais – Procon e Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq-PB) – para comprar brinquedos de qualidade, com certificação e preços adequados, tendo em vista a comemoração do ‘Dia da Criança’, que transcorre a 12 deste mês. Para tanto, serão realizadas fiscalizações e pesquisas de preços.

Segundo Roberto Sávio, diretor do Programa de Orientação e de Proteção ao Consumidor (Procon), o órgão fará uma pesquisa abrangente na Grande João Pessoa, envolvendo uma equipe de seis pessoas para levantar as opções de compra disponíveis nas lojas. Ele observou que neste segmento há uma grande diversidade e muitas novidades. O resultado será divulgado e disponibilizado na página eletrônica do órgão.

A preocupação do Imeq é outra: verificar na loja se os brinquedos têm o selo de segurança do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro); se estão com o certificado de Organização de Creditação de Produto (OCP) e se apresentam a etiqueta de faixa etária. A operação especial de fiscalização deverá ocorrer também nas cidades de Patos, Sousa e Cajazeiras, pois este ano o órgão já realizou vários ações na Capital e em Campina Grande, tendo fiscalizado 429 estabelecimentos que vendem brinquedos, num universo estimado em cerca de 700 lojas.

O gerente Tito Ramalho, do Núcleo de Verificação da Qualidade, orienta aos consumidores que antes de comprar, verifiquem se o estabelecimento é regular; observem a existência do selo do Inmetro, analisem a faixa etária do brinquedo e usem adequadamente o produto.

Naná Garcez, da Secom-PB