Fale Conosco

26 de novembro de 2011

Órgãos estaduais participam de seminário sobre coleta seletiva



Na próxima terça-feira (29), servidores do Estado participam do Seminário “Coleta Seletiva Solidária para os Órgãos Públicos do Governo do Estado”. O evento acontecerá a partir das 14h, na sede da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), no bairro do Cristo, em João Pessoa.

O objetivo do evento é apresentar a todos os representantes dos órgãos públicos o manual elaborado para orientar sobre como fazer a coleta de maneira correta, bem como mostrar modelos já existentes, como é o caso da Empasa, que realiza a compostagem.

A realização do seminário, segundo Rogério Ferreira, gerente executivo do Meio Ambiente da Secretaria de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Serhmact), atende à Lei nº 9.293, que instituiu o Programa de Beneficiamento de Associações e Cooperativas dos Catadores de Materiais Recicláveis da Paraíba, com a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis.

Rogério Ferreira destacou que a coleta seletiva do lixo, além de minimizar os impactos ambientais, promove a geração de emprego e renda para os catadores de lixo não oficializados e também para aqueles já reunidos por meio de associações e cooperativas.

O evento será aberto às 14h, com a palestra do coordenador da Comissão Estadual de Coleta Seletiva Solidária e secretário executivo da Serhmact, Fábio Agra, que falará sobre a Lei Nº 9.293 e a comissão. Depois, haverá apresentação do modelo de coleta seletiva a ser implantado pelos órgãos públicos e dos exemplos de coleta existentes na Empasa, Universidade Estadual da Paraíba, Sudema, Instituto Federação de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) – Campus de Cabedelo. Em seguida, os participantes conhecerão o modelo de coleta seletiva e destinação dos resíduos sólidos da Empasa.