João Pessoa
Feed de Notícias

Órgãos do Governo participam da Multifeira Brasil Mostra Brasil

sábado, 6 de julho de 2013 - 13:05 - Fotos:  Roberto Guedes/Secom-PB

Oito órgãos do Governo do Estado participam da 19ª Multifeira Brasil Mostra Brasil, que foi aberta nessa sexta-feira (5), no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa. Com prestação de serviços, exposição e venda de artesanato e efetivo de segurança, as instituições ficarão na exposição até o dia 14 de julho, quando se encerra o evento.

Entre os órgãos envolvidos está o Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), que está vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde), e é coordenado pela primeira-dama do Estado, Pâmela Bório. Oito artesãos estão expondo produtos nas tipologias da renda renascença, habilidades manuais, algodão colorido, brinquedos populares e madeira.

Para o artesão Antônio Fragoso, que participa pela primeira vez da BMB, a feira é mais uma oportunidade de seus produtos serem reconhecidos e comercializados. “Já viemos dos Salão de Artesanato, em Campina Grande, onde vendemos bastante e já nesta feira recebi convites para participar de uma outra em Natal no mês de setembro. Devo tudo isso ao programa que me descobriu e hoje tenho minhas peças reconhecidas e com um diferencial, procuro retratar a realidade nos meus produtos com pedra, argila e madeira representando, por exemplo, antigas casas de farinhas e de taipa”, enfatizou o artesão.

Já a artesã Fátima Mendonça participa pelo segundo ano da multifeira e tem boa expectativa de vendas: “Entrei no artesanato depois que fiquei desempregada aos 50 anos, mas desde então nunca parei. Sempre estou produzindo, estocando e participando de feiras.

“Já voltei do salão em Campina Grande, onde sai satisfeita com as vendas. Espero que o sucesso se repita aqui”, destacou a artesã, que trabalha com peças como conjuntos de cozinha, puxa-saco e utensílios domésticos.

A Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, em parceria com as vinculadas Emater, Emepa, Empasa e Interpa, participam da multifeira com uma série de produtos, entre eles a exposição de raquetes de palma resistentes à praga da cochonilha. Também promoverão distribuição de mudas, degustação de queijos, exibição do aquário da Empasa e do processo de compostagem de resíduos.

“Temos aqui uma demonstração da Feira do Produtor que ocorre toda sexta-feira na sede da Empasa, na BR230. Os produtos são frescos e naturais como o abacaxi, inhame, bata, macaxeira, uva e alface, vindos dos municípios de Guarabira, Rio Tinto, Mamanguape, Alhandra, Cruz do Espírito Santo, Mata da Xita e muitos outros”, relatou Paulo Uchôa, extencionista da Emater.

A chefe de cozinha, Ana Cristina, visitou o estande e aprovou a qualidade dos produtos: “Eu que trabalho com alimentação sei o quanto é importante a gente conhecer bons produtos para fazer uso e, assim, repassar aos clientes qualidade. Soube da feira toda sexta-feira e, sem dúvida, vou passar a frequentá-la a partir de agora”, disse.

Mais espaço – Depois de 18 anos de sucesso consolidado, a BMB está sendo realizada no Salão de Feiras do Centro de Convenções, em um espaço ocupado de quase 12.000 metros quadrados, área para estacionamento com capacidade para 2.500 veículos e um público esperado de 120 mil visitantes em dez dias com geração de cerca de mil empregos temporários, entre diretos e indiretos.

Para o diretor geral da Multifeira Brasil Mostra Brsil (BMB), Wilson Martinez, esta edição no Centro de Convenções será uma oportunidade de aumentar as negociações comerciais. “Este espaço era um anseio do trade turístico e para nós que trabalhamos com eventos. Daqui para frente tudo será melhor com este grande equipamento divisor de águas, pois iremos atrair muitos turistas de negócios, além dos turistas de lazer porque quando estes visitam a feira com sua família, com certeza, pretenderão também voltar à cidade em outro momento”, revelou.

Segurança – A Polícia Militar da Paraíba está presente no evento com um estande, onde os visitantes poderão conferir através de fotografias, fardamentos, armamentos e viaturas a evolução da corporação. “É um contraponto do passado com o presente para mostrar nossa evolução através de, principalmente, dos materiais não letais, de menor potência ostensiva. Além disso, estamos garantindo toda a segurança do evento para qualquer eventual ocorrência”, destacou o coronel Jefferson Pereira, comandante do policiamento da região metropolitana.

Durante o evento, a Polícia militar vai garantir a segurança dos visitantes usando efetivo da Companhia de Apoio ao Turista (Ceatur) com bicicletas para fazer rondas na região; do Batalhão Ambiental e da Cavalaria, Polícia Ambiental, Bptran, Rotam, Força Tática e policiais do 5º BPM da área de Valentina e Jacarapé.

Para tirar dúvidas e orientar os visitantes sobre a prevenção de acidentes domésticos, manuseio de fogos de artifício e demais cuidados, o Corpo de Bombeiros também está presente na BMB com um estande. “Além da prestação de informações estamos expondo diversos materiais de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, motossalvamento aquático, resgate em altura, uso de extintores e mangabeiras de incêndio, bem como, mostrar as roupas e capacetes utilizados em cada tipo de salvamento”, informou o Ten. Marcelo do Corpo de Bombeiros.

O Programa Estadual de Orientação e Defesa do Consumidor participa do evento com um espaço para orientar os consumidores em suas reclamações, informar sobre direitos e fiscalizar as relações de consumo. Já a Fundação de Ação Comunitária (FAC) está com uma exposição dos trabalhos realizados durante os cursos profissionalizantes oferecidos pela instituição em parcerias com prefeituras. Serão expostos flores em tecido e pintura, resultados de cursos recentemente realizados nos municípios de Sapé, Areial, Pedras de Fogo e Itabaiana.

Brasil Mostra Brasil – Na feira, o público terá a oportunidade de ver um salão de animais, veículos, artesanato nacional e internacional, danças gaúchas, BMB Fashion com desfile de moda, Mostra Militar do Exército, programas, projetos e serviços da administração pública. Também serão expostos bijouterias, relógios, calçados, bolsas, sapatos, confecções, móveis, eletrodomésticos, enxovais, ferramentas em geral, informática e uma praça de alimentação com comidas regionais.

Serviço – A Multifeira Brasil Mostra Brasil está sendo realizada no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, no Polo Turístico Cabo Branco, rodovia PB-008, em João Pessoa. O horário de funcionamento é das 15h às 23h, diariamente.