João Pessoa
Feed de Notícias

Orçamento Democrático reúne Conselho Estadual em Patos

quarta-feira, 11 de junho de 2014 - 14:27 - Fotos:  Secom-PB

O Conselho Estadual do Orçamento Democrático Estadual (Ceod) reuniu, nessa segunda (9) e terça-feira (10), os conselheiros e as conselheiras de 13 regiões geoadministrativas, em assembleia ordinária na cidade de Patos, para deliberar ações e agendas planejadas na última reunião. A assembleia aconteceu na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag) e contou com a presença de 25 conselheiros.

Estiveram presentes os conselheiros das regiões de João Pessoa (1ª), Campina Grande (2), Guarabira (3ª), Monteiro (5ª), Patos (6ª), Itaporanga (7ª), Catolé do Rocha (8ª), Cajazeiras (9ª), Sousa (10ª), Princesa Isabel (11ª), Itabaiana (12ª), Pombal (13ª) e Mamanguape (14ª).

Segundo o subsecretário do Orçamento Democrático Estadual, Hélio Silva Barbosa, a assembleia deste mês teve como pauta principal acompanhar as ações dos conselheiros em suas respectivas comissões e regiões, assim como avaliar as últimas audiências regionais.

Essa assembleia pontuou vários aspectos deliberativos do Conselho. Uma delas foi a agenda de reuniões em todas as regiões, que serão realizadas entre os dias 20 de junho a 15 de julho, e outra, de avaliação das audiências regionais, realizadas nos últimos dois meses, onde cada conselheiro pôde dizer, a partir da participação de cada um, como foi a sua interação e a do governo com a população, assim como avaliou a funcionalidade do instrumento e sua estrutura de uma forma geral”, comentou o subsecretário.

Para a maioria dos conselheiros presentes na assembleia, as audiências regionais foram avaliadas como positivas e de suma importância para o desenvolvimento da democracia participativa na Paraíba. “Avaliamos que estamos tendo hoje o prazer de participar de um governo democrático onde a população tem o poder de expor suas reivindicações. As audiências deram voz à população e eu me senti dentro de um projeto onde todas as pessoas tem a mesma oportunidade”, avaliou o conselheiro de Juripiranga (12ª Região), Jorge Bezerra.

Já o conselheiro Emanoel Farias, da cidade de Condado (13ª Região), frisou os aspectos positivos e destacou o que pode ser melhorado. “De uma forma geral, o nosso grupo avaliou que as audiências em nossas regiões tiveram uma boa mobilização, assim como uma boa estrutura e um ótimo diálogo entre as equipes organizadoras. Apenas, tenho que considerar que seja melhorada a comunicação para e entre os próprios conselheiros”, comentou Emanoel.

Os conselheiros avaliaram também aspectos estruturantes das audiências, como transporte, mobilização, comunicação, participação, horários e atrações culturais. Também foram sugeridas maiores ações de divulgação do Orçamento Democrático e das obras do Governo do Estado em geral, para que a população tenha maior conhecimento de como pode interagir e participar.

A próxima assembleia ordinária do Ceod ficou agendada para os dias 18 e 19 de julho, a ser realizada na região de Monteiro, com local ainda a ser definido. Já as reuniões regionais ficaram programadas nas seguintes datas:

1ª Região (João Pessoa) – 5 de julho, às 14h, em Cruz do Espírito Santo;

2ª Região (Campina Grande) – 20 de junho, às 14h, em Casserenge;

3ª Região (Guarabira) – 27 de junho, às 14h, na antiga Faculdade de Administração;

5ª Região (Monteiro) – 15 de julho, às 9h, Prata;

6ª Região (Patos) – 20 de junho, às 14h, Gerência de Patos;

7ª Região (Itaporanga) – 10 de julho, às 14h, em Itaporanga;

8ª Região (Catolé do Rocha) – 11 de julho, às 14h, Gerência de Educação da cidade;

9ª Região (Cajazeiras) – 11 de julho, às 14h, em Cajazeiras;

10ª Região (Sousa) – 11 de julho, às 14h, em Sousa;

11ª Região (Princesa Isabel) – 3 de julho, às 14h, em Água Branca;

12ª Região (Itabaiana) – 15 de julho, às 19h, em Itabaiana;

13ª Região (Pombal) – 21 de julho, às 9h, em São Bentinho;

14ª Região (Mamanguape) – 11 de julho, às 19h, em Mamanguape.