João Pessoa
Feed de Notícias

Orçamento Democrático Estadual reúne conselheiros em Cajazeiras

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014 - 11:58 - Fotos: 

Dando continuidade às reuniões de planejamento do Conselho Estadual do Orçamento Democrático (CEOD), a subsecretaria realizou reunião extraordinária com os conselheiros de 12 municípios da 9ª região geoadministrativa, em Cajazeiras. A atividade aconteceu na sexta-feira (21), no auditório da Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, no centro da cidade, com a participação do subsecretário do OD Estadual, Hélio Silva Barbosa, e dos gerentes regionais e de acompanhamento e formação da região.

A reunião teve a participação dos conselheiros das cidades de Bernardino Batista, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Carrapateira, Monte Horebe, Santa Helena, São José do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Triunfo e Uiraúna.

Essa é a primeira reunião que estamos realizando com os conselheiros da região de Cajazeiras. A proposta foi de ouvir as perspectivas de cada um, apresentar o regimento interno e planejar as ações na região”, informou o subsecretário do OD Estadual.

Hélio Barbosa também falou sobre o calendário do ciclo 2014 do OD, que tem início com a realização das audiências regionais, em 21 de março, onde a população será convidada mais uma vez a informar ao governador e a toda a equipe de secretários em que e como gostaria que fossem investidos os recursos públicos do Estado.

O Planejamento Democrático é o segundo momento em que conselheiros vão dialogar junto aos secretários de governos sobre as demandas mais elencadas nas audiências regionais. É um momento de construção coletiva. Depois, todos passarão por um processo de formação sobre a funcionalidade do Orçamento Democrático Estadual”, complementou o subsecretário Hélio Barbosa.

O conselheiro Roberto Maciel, que representa a região de Cajazeiras no Conselho Estadual, apresentou os informes das últimas reuniões realizadas nas cidades de João Pessoa e Campina Grande e apresentou o cronograma das ações já planejadas.

Estivemos reunidos e já aprovamos o regimento interno do CEOD, formamos as comissões de acompanhamento das peças orçamentárias e das obras e serviços do governo, e estamos concluindo o calendário de visitas às secretarias mais demandadas pelas populações nas audiências regionais do OD Estadual”, disse o conselheiro.

As reuniões de planejamento do CEOD já foram realizadas nas regiões de Cuité, Itaporanga, Sousa e Patos, e vão acontecer em todas as demais regiões geodministrativas. A cada três meses, também será apresentado aos conselheiros, um balanço das ações e obras de cada região, com detalhamento do andamento e de investimentos.

Conselheiros – O Orçamento Democrático Estadual é composto por 457 conselheiros titulares, que foram eleitos em votação aberta, nas 14 regiões geoadministrativas do Estado. O Conselho Estadual é formado por 28 conselheiros estaduais, dois de cada região, que representam as demais microrregiões.