Fale Conosco

20 de setembro de 2013

Orçamento Democrático Estadual encerra eleições de conselheiros



O Orçamento Democrático Estadual realiza neste sábado (21), em Campina Grande (3ª Região Geoadministrativa), a última assembleia de eleição de conselheiros e conselheiras regionais. A assembleia microrregional acontecerá a partir das 14 h, na Escola Elpídio de Almeida, o Estadual da Prata.

Pode se candidatar a conselheiro do Orçamento Democrático Estadual qualquer pessoa maior de 16 anos, que more na região e que não seja detentor de mandato eletivo, legislativo ou executivo, ou integrante da administração municipal, estadual ou federal, em cargo ou função de primeiro ou segundo escalões.

A região polarizada por Campina Grande, que abrange mais 38 municípios vizinhos, já realizou sete processos de eleições, em sete microrregiões diferentes, com uma significativa participação popular votando democraticamente em seus representantes da zona rural e urbana. Foram eleitos 71 novos conselheiros, sendo 51 titulares e 21 suplentes.

As assembleias para eleição de conselheiros do Orçamento Democrático Estadual vêm ocorrendo desde o dia 13 de agosto e se encerram neste sábado, somando a participação de mais de 10 mil pessoas.

O processo de eleição de conselheiros pode eleger até 12 conselheiros titulares e 12 suplentes para cada assembleia de microrregião realizada. No total, o Orçamento Democrático Estadual já elegeu mais de 500 novos conselheiros, envolvendo a participação dos 223 municípios paraibanos.

A próxima etapa deste processo de eleições será a posse dos novos conselheiros e conselheiras, quando será realizada uma capacitação sobre políticas públicas de participação social, com foco na interação entre o governo e a sociedade civil representativa. Os novos conselheiros terão um mandato de dois anos e serão responsáveis pelo acompanhamento das obras e ações do Governo do Estado em suas respectivas regiões.