João Pessoa
Feed de Notícias

Orçamento Democrático Estadual elege conselheiros da grande João Pessoa

segunda-feira, 16 de setembro de 2013 - 11:20 - Fotos:  Secom-PB

Desde que iniciou o processo de renovação dos seus conselheiros, em agosto, o Orçamento Democrático Estadual (ODE) já elegeu 450 representantes de várias microrregiões administrativas. Já foram realizadas 35 assembleias para eleição dos conselheiros e as últimas ocorreram sexta-feira e sábado (13 e 14) nas microrregiões de João Pessoa, Patos, Cajazeiras, Guarabira e Monteiro.

Na microrregião de João Pessoa, que é formada também pelas cidades de Bayeux, Cabedelo, Lucena e Santa Rita, foram eleitos 24 novos conselheiros (12 titulares e 12 suplentes), em assembleia realizada sábado na Escola Dáurea Santiago, no bairro José Américo, com a participação de 550 pessoas.

Em Patos, 6ª Região Geoadministrativa, a assembleia também aconteceu no sábado, no auditório da Universidade Federal de Campina Grande, e elegeu cinco conselheiros titulares e cinco suplentes. Na sexta-feira, o ODE elegeu 12 conselheiros titulares para Cajazeiras (9ª Região Geoadministrativa), 17 conselheiros (sendo 11 titulares e seis suplentes) para Monteiro (5ª Região) e oito conselheiros para Guarabira.

A assembleia de João Pessoa contou com a presença do subsecretário do ODE, Hélio Barbosa, do secretário de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Tibério Limeira, da secretária de Estado da Comunicação, Estela Bezerra, além da equipe de gerentes regionais e de acompanhamento e formação.

Participação – “Aqui estão sendo escolhidas pessoas que serão os olhos e os ouvidos do Governo. A participação social, elegendo os conselheiros, é a confirmação da solidez do processo de empoderamento popular, haja vista a expressiva participação em todas as 14 regiões do Estado”, comentou o subsecretário Hélio Barbosa.

A secretária Estela Bezerra disse que esse modelo de gerir o governo é uma revolução, implantada pelo atual Governo. “São várias ações e obras em nosso Estado demandadas através das audiências públicas executadas pelo Orçamento Democrático Estadual. São os conselheiros e as conselheiras que acompanham as obras e as ações do governo. Aquilo que for prioridade será atendido e realizado. Quem está aqui é porque tem um interesse público e coletivo. Esperamos que todos expressem o interesse de suas comunidades”, disse Estela.

Para o conselheiro de Bayeux, Joca Claudino, reeleito em quarto lugar com 230 votos, participar deste processo de eleição é demonstrar um interesse público para melhoria e desenvolvimento do Estado. “Estamos vendo aqui hoje as pessoas que realmente têm interesse e preocupação por suas comunidades. A presença de cada um é o registro representativo da participação popular. O Governo do Estado está de parabéns por abrir esta janela onde a população pode dizer e pedir o que necessita”, disse o conselheiro.

Papel – Os conselheiros do Orçamento Democrático são representantes da sociedade civil que atuam no acompanhamento e fiscalização de obras, serviços e demais ações governamentais de interesse coletivo regional, e exercem atividade voluntária, não remunerada e sem vínculo empregatício com a administração pública.

As microrregiões que já elegeram seus novos conselheiros foram Sobrado, Conde, Serra da Raiz, Areial, Assunção, Alcantil, Queimadas, Umbuzeiro, Pedra Lavrada, Cuité, São João do Tigre, Serra Branca, São João do Cariri, Santa Luzia, Passagem, Desterro, Conceição, Itaporanga, São Bento, Uiraúna, Monte Horebe, São Francisco, Sousa, Nazarezinho, Água Branca, Princesa Isabel, Juarez Távora, Caldas Brandão, Juripiranga, Paulista, Pombal, Marcação, Cajazeiras, Monteiro, Patos, Capim e Guarabira.

Até o sábado (21), quando o processo de escolha dos conselheiros se encerra, terão sido realizadas 50 eleições, abrangendo representações dos 223 municípios paraibanos.