João Pessoa
Feed de Notícias

Orçamento Democrático Estadual capacita conselheiros na Espep

quinta-feira, 15 de setembro de 2011 - 15:34 - Fotos: 

Capacitação acontece na Espep. Foto: Secom-PB

Conselheiros recém empossados pelo governador do Estado, Ricardo Coutinho, estão sendo capacitados na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep) para as atividades do Conselho do Orçamento Democrático Estadual (ODE). O objetivo é fazer com que os conselheiros conheçam a metodologia e as principais demandas do ODE. A capacitação foi aberta pelo secretário de Estado do Planejamento e Gestão, Gustavo Nogueira, e se encerra nesta sexta-feira (16).

Neste curso, os secretários estão dialogando com os membros do Conselho Estadual, apresentando as demandas e anunciando o encaminhamento das prioridades apontadas pela população, como também justificando as que por ventura não possam ser atendidas de imediato. Aos conselheiros regionais e estaduais cabe assegurar a representatividade dos interesses comuns dos municípios agrupados, em obras e serviços do Governo do Estado, atendendo às demandas sugeridas pela população.

O secretário de Estado do Planejamento e Gestão, Gustavo Nogueira fez um resumo das atividades que estão acontecendo na Espep. “Neste período do curso, os conselheiros que foram eleitos de forma legítima pelos demais delegados do Estado estarão discutindo, debatendo e interagindo com as secretarias sobre as ações que serão submetidas à Assembléia”, disse Gustavo Nogueira.

Conforme a subsecretária do Orçamento Democrático Estadual, Ana Paula Almeida, essa nova fase do ODE apresenta as 12 Secretarias mais demandadas da população e quais as linhas prioritárias que o governo, a partir das demandas da população, vai dar às peças orçamentárias de 2012. Até 30 de setembro, essas peças serão apresentadas à Secretaria de Planejamento e Gestão. “Esta é a fase em que os secretários vão ouvir e apresentar para a população suas sugestões finais, a partir do que foi discutido anteriormente”, ressaltou.

Prioridade – Para o secretário de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Renato Costa Feliciano, o evento é a demonstração de que o governo do Estado se preocupa com os anseios da população. “Estamos trazendo a sociedade para participar da construção das políticas públicas do nosso Estado”, disse.

O titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Marenilson Batista da Silva, ressaltou que a equipe da secretaria “está mantendo o diálogo entre o que foi demandando e o que está no orçamento da Sedap, para que seja possível cumprir o máximo de demandas provenientes do OD”.

Sabedoria – O conselheiro José João da Silva (14ª Região) que representa 12 municípios do Vale do Mamanguape, disse que o governador Ricardo Coutinho está dando uma contribuição muito grande para que a população possa participar das ações do governo do Estado. “Sinto-me lisonjeado em contribuir para a formação do orçamento da Paraíba. É bom para o Estado e para as comunidades”, argumentou.

Gleidson Gomes é o conselheiro que representa a 12ª Região Geoadministrativa, composta por 15 municípios. “A partir da capacitação, saberemos discutir, com firmeza e sabedoria, nas comunidades onde atuamos, as prioridades que serão construídas para o bem-estar da população”, disse.Ele reside em Itabaiana e falou que “