João Pessoa
Feed de Notícias

Operação Verão garante segurança das festas de fim de ano na Paraíba

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009 - 16:12 - Fotos: 
A partir desta quinta-feira (10) e até o final do Carnaval, em fevereiro, o Governo do Estado, através das Polícias  Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros, estará realizando a Operação Verão 2009/2010, que consiste em uma permanência mais constante de policiamento, numa atividade que atenderá aos paraibanos do Litoral ao Sertão, nas praias e cidades de maior movimentação. Na região metropolitana de João Pessoa e nas praias estarão presentes mais 350 policiais.

A solenidade de lançamento da Operação Verão aconteceu na final da Avenida Epitácio Pessoa e junto ao busto de Tamandaré, na praia de Tambaú, onde os grupos de policiais permaneceram por algumas horas. Entre as autoridades, marcou presença o secretário executivo da Segurança Pública e Defesa Social, Romildo Cordeiro.

Reforço – “O governador José Maranhão tem ressaltado a valorização dos policiais como algo necessário e que todos eles podem contar com o apoio do atual comando geral da PM”, afirmou o coronel Wilde de Oliveira Monteiro, comandante geral da Polícia Militar.
Segundo ele, a determinação do governador é no sentido de que o sistema de segurança seja reforçado ainda mais neste período do ano e, por isso, foi montado um plano estratégico que consiste em colocar um efetivo extra nas ruas e centros de maior aglomeração de pessoas, inclusive no interior do Estado.

No Litoral, vão acontecer patrulhamentos ostensivos com a participação de grupos de operações policiais, sejam eles motorizados, de bicicletas, com cães adestrados e com as duplas conhecidas como ‘Cosme e Damião’. Será um trabalho que se estenderá, inclusive, às ruas de centros comerciais e bairros. O Corpo de Bombeiros e a Policia Civil estão integradas neste operação de policiamento.

Efetivo maior – “Estamos acrescendo ao efetivo nesta Operação Verão no Litoral em torno de 350 homens nas modalidades de policiamento que já temos, sobretudo a especializada, como a moto-patrulhamento, o ciclo patrulha, policiamento a cavalo e equipes de choque. Este é um acréscimo na região metropolitana”, explicou o coronel Monteiro.

Trata-se de uma operação que se estenderá do Litoral ao Sertão, quando acontece neste período a presença de turistas, férias escolares e as festividades de final de ano, e há uma demanda muito grande de pessoas circulando pelas ruas. “Por isso estamos aqui com essa operação”, disse.

Redução de ocorrências – O comandante da PM garantiu que a Grande João Pessoa, do Litoral Norte ao Litoral Sul paraibano, nos limites com o Rio Grande do Norte e Pernambuco, além de toda a área do comércio pessoense já contam com a presença do policiamento, e agora o reforço do efetivo atenderá a todo o Estado. Essa operação começou nesta quinta-feira e vai até o final do carnaval. Segundo o ele, a meta é reduzir ao máximo o número de ocorrências.

“Estamos trabalhando para oferecer o melhor possível a sociedade, e seria prematuro falar em números agora, mas a idéia que reduzir ao máximo as ocorrências que porventura venham a acontecer”, acredita o coronel Monteiro. Ele acha que o efetivo ainda é pequeno, mas destacou que os integrantes das polícias têm demonstrado muita abnegação e renúncia na execução de suas atividades.

“Neste período do ano, como ocorre sempre, é deflagrada uma operação para atuar durante o verão, quando a Paraíba recebe uma presença expressiva de visitantes, inclusive internacionais, aumentando o fluxo de pessoas e automóveis. Grupos de policiais estarão presentes em locais estrategicamente definidos”, comentou o secretário executivo da Segurança Pública, Romildo Cordeiro.

José Nunes (Secom-PB) fotos de Werneck Barreto, da Assessoria de Imprensa da PM