João Pessoa
Feed de Notícias

Operação Verão 2015 tenta reduzir acidentes de trânsito com fiscalizações e arte

sexta-feira, 21 de novembro de 2014 - 12:01 - Fotos: 

Vários atores paraibanos foram contratados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para as ações educativas que serão realizadas durante a Operação Verão 2015, que terá como tema “Educação e Cultura a favor da vida”. A campanha foi aberta nessa quinta-feira (20), no Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, e prosseguirá até depois do Carnaval com ações realizadas em todo o Estado.

O superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, disse que a intenção da participação dos atores é levar as mensagens educativas de forma lúdica em mais uma tentativa de humanizar o trânsito e diminuir a violência.

Ele revelou que, além das ações pelo cumprimento da lei seca, serão intensificadas atividades direcionadas ao motociclista, que é uma das principais vítimas da violência no trânsito, em virtude do crescimento do número de motocicletas, considerando que elas já representam mais de 40% da frota paraibana.

Vale lembrar que, em 2014, a frota registrada na Paraíba ultrapassou a casa de um milhão. Hoje, é de 1.033.407. Só na capital, estão registrados 403.600 veículos.

Atividades da campanha – Nesta sexta-feira (21), os atores contratados farão nova panfletagem no centro de João Pessoa. Um dos locais escolhidos para a ação foi a Avenida Pedro I, no cruzamento com a Rua Santo Elias, próximo ao Shopping Tambiá.

À noite, a cidade de Cabedelo será palco, às 19h30, da reestreia do espetáculo de rua “Cordel do carro encantado”, que usa a arte na divulgação de mensagens educativas de trânsito. De autoria de Tarcísio Pereira, o espetáculo foi criado para a Semana Nacional de Trânsito em 2011 e volta agora repaginado.

A peça é encenada por atores do grupo Quem Tem Boca é Pra Gritar, com direção de Myrthia Guimarães e supervisão de Humberto Lopes, especializado em técnicas de Teatro de Rua. Com 40 minutos de duração, pretende despertar o público para a conscientização das regras do trânsito. Para tanto, foi concebida uma dramaturgia que conta a história de um acidente automobilístico em que tudo se sabe, menos quem foi o carro da colisão.

Na comédia, todos os personagens são carros e motos, os atores interpretarão os veículos numa espécie de trama policial para se descobrir qual o carro foi responsável pela fatalidade no trânsito. A peça é cheia de surpresas, música e alegria, além do ritmo em cordel, pois todas as falas são rimadas do início ao fim. Além de Cabedelo, a peça será apresentada em João Pessoa e levada para as várias cidades do interior do Estado.

A campanha também marcará a estreia da peça “O Mundo Encantado do Trânsito”, que será apresentada pelo grupo Arretado Produções em escolas municipais e estaduais de João Pessoa e outras cidades.

Operação Lei Seca – Durante toda a Operação Verão, o Detran também estará intensificando as ações da Operação Lei Seca, principalmente nas cidades situadas no litoral paraibano que recebem o maior fluxo de turistas.

Desde que foi criada, em setembro de 2012, a Operação Lei Seca aplicou 77.342 testes do bafômetro que resultaram em 5.459 flagrantes e 526 prisões. Só este ano, a operação aplicou 39.292 testes do bafômetro, flagrou 2.318 condutores dirigindo sob efeito do álcool e prendeu 131.

Os números de 2014 já superam os de 2013, quando foram aplicados 30.969 testes e registrados 2.246 flagrantes. No entanto, a tendência é de que o número de prisões realizadas este ano não atinja a quantidade de 2013, quando foram presos 284 motoristas.

Segundo o coordenador da Operação Lei Seca, César Urach, a diminuição do número de prisões reflete a mudança de comportamento dos condutores em virtude das campanhas educativas, do aumento do valor da multa e da adoção da chamada “tolerância zero”.