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Operação tapa-buracos obedece técnicas previstas em manuais de engenharia

quinta-feira, 5 de novembro de 2009 - 19:47 - Fotos: 

A exemplo de inúmeras outras rodovias da malha estadual, o Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER), através da Residência Rodoviária de Sapé, está realizando serviços de tapa-buracos na PB-041, trecho que liga os municípios de Sapé e Mamanguape, numa extensão de 27 quilômetros.

Os trabalhos, realizados dentro das técnicas recomendadas pelos manuais de engenharia em todo o País, consistem em complementar parte do buraco com profundidade acima de 10 centímetros com o uso de solo e os últimos 5 centímetros com material asfáltico. É um procedimento recomendado tanto pela técnica quanto pela economia.

A diretoria do DER diz que a rodovia, em alguns trechos, tem apresentado buracos com profundidade superior a 10 centímetros, obrigando a sua restauração com o uso de solo inicialmente e depois colocação da camada asfáltica.

Daí o Departamento contestar a denúncia do deputado Francisco Quintans de que o serviço de tapa-buraco na referida rodovia vinha sendo feito unicamente com barro, alegando que tinha inclusive fotos. “Se o deputado tivesse retornado um dia logo depois no mesmo trecho, já teria encontrado os buracos tapados com asfalto”, revela a diretoria do DER.

“Vale dizer que o deputado denunciante foi secretário da Infraestrutura até o início deste ano, é engenheiro rodoviário e conhecedor dessa técnica de restauração, inclusive usando idêntico trabalho durante os oito anos que esteve à frente da Superintendência do DER”. A atual diretoria diz que o parlamentar “sabe perfeitamente do zelo com que historicamente o órgão realiza seus trabalhos”.

Na operação da PB-041, foram utilizados até agora mais de 25 metros cúbicos de pré-misturados de asfalto pelas equipes da Residência Rodoviária de Sapé. A conclusão dos serviços deve acontecer em breve.

O diretor superintendente do DER, Solon Alves Diniz, diz que até o final deste mês toda a operação tapa-buraco estará concluída em toda a malha estadual. “O deputado sabe, também, que a administração anterior, da qual fazia parte, deixou a malha rodoviária estadual em estado de abandono; que algumas delas precisam ser inteiramente reconstruídas, a exemplo de Mamanguape/Araçagi, Pilões/Areia, Catolé do Rocha/Patu e Maturéia/Princesa Isabel, rodovias que o DER, por determinação do governador José Maranhão, já licitou e está dando ordem de serviço para início das obras de reconstrução”.

Por fim, a diretoria revela que de março último até este mês, o DER já utilizou 350 toneladas de asfalto, que representam 2.500 metros cúbicos de material utilizados na operação tapa-buraco em todo o Estado.

Da Assessoria de Imprensa do DER