João Pessoa
Feed de Notícias

Operação Réveillon reforça segurança nas festas de final de ano

domingo, 29 de dezembro de 2013 - 10:20 - Fotos:  Werneck Moreno/Secom-PB

As Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros da Paraíba deram início, na manhã desta sexta-feira (27), à Operação Réveillon, que reforça a segurança em todo o Estado durante os festejos de fim de ano. Nas ações, que seguem até o dia primeiro de janeiro do ano que vem, estão sendo empregados 1.200 policiais militares como efetivo extra, nas diversas modalidades. O objetivo é, sobretudo, combater os crimes patrimoniais (roubos e furtos) nas áreas comerciais e nos pontos turísticos da Paraíba.

Em Campina Grande, a operação ganha uma novidade este ano. Através de 60 câmeras da Superintendência de Trânsito e Transporte Público municipal, toda a malha central está sendo monitorada pela Polícia Militar em uma base móvel (um micro-ônibus) instalada na Praça da Bandeira, no Centro.  O local também foi palco do lançamento oficial da operação na cidade, com a presença do comandante geral da PM, coronel Euller Chaves.

“Esse é um momento de unir esforços para garantir um fim de ano tranquilo e sem violência. Por isso, trouxemos para Campina Grande tropas especializadas de João Pessoa, como a Polícia Ambiental e o Choque, que se agregaram ao efetivo local na missão de promover a paz nesta cidade”, disse o comandante, ao adiantar que para 2014 a expectativa é instalar um pelotão da polícia ambiental e um do Canil, em Campina.

O comandante do Policiamento Regional I (CPRI), coronel Marcos Sobreira, lembrou que a operação envolve os 107 municípios inseridos na regional. “É o trabalho que fazemos rotineiramente, sendo suplementado com mais homens em virtude da grande movimentação de pessoas e dinheiro do fim de ano”, destacou, durante a solenidade.

Já em João Pessoa e cidades vizinhas, a operação ganha atenção redobrada na véspera de Ano Novo (31), quando acontecem as festas ‘da virada’ nas praias de Intermares (em Cabedelo) e Tambaú (na Capital). “São 300 PMs a mais escalados para cobrir as festas de Réveillon tanto de forma motorizada, como a pé e a cavalo. Vamos montar  ainda 12 Pontos de Observação Policial (POPs), sendo sete em Tambaú e cinco em Intermares, a fim de facilitar a identificação de possíveis suspeitos”, adiantou o comandante do Policiamento Regional Metropolitano, coronel Jefferson Pereira, durante o lançamento das ações na Capital, que aconteceu às 8h30 na orla de Manaíra.

Na área de Patos, o comandante regional, tenente coronel José Ronildo Souza, revelou que as ações intensificam a abordagem a pessoas e veículos com o intuito de coibir os crimes de roubos, tráfico de drogas e posse ilegal de armas.  “Dentro da nossa circunscrição, recebem atenção especial as cidade de Patos, Sousa, Cajazeiras, Catolé do Rocha e Itaporanga, por serem municípios polos no Sertão. No entanto, toda a região recebe o reforço no efetivo”, frisou Ronildo, que lançou a operação com formatura de tropa na Praça Getúlio Vargas, em Patos, onde estarão envolvidos 360 do 3º BPM.

A operação em Patos contará ainda com 20 viaturas. “As guarnições a pé, com viaturas, com o apoio do Bope e da Rotam estarão todos os dias, até 1º de janeiro, mantendo a segurança do Sertão”, disse o tenente coronel Ronildo. “Nesse período, o comércio fica aquecido e com um número maior de pessoas nas ruas. Por isso, estamos realizando um trabalho especial. Iremos realizar blitz e abordagens para manter a paz e a tranquilidade do povo do sertão paraibano”, afirmou o tenente coronel Eneias Cunha Rolim, comandante do 3º BPM.

Bombeiros – O Corpo de Bombeiros traçou um planejamento especial para o Réveillon em João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo. Na Capital, mais de 20 bombeiros entre oficiais e praças irão atuar no Busto de Tamandaré, em Tambaú, a partir das 19h. Um posto de comando será instalado na Rua Índio Arabutam e serão dispostos ao longo das praias de Tambaú e Cabo Branco dez postos de guarda-vidas e ainda um bote inflável de salvamento e uma motonáutica. Também haverá ações de prevenção e combate a incêndio, de atendimento pré-hospitalar, prevenção itinerante e postos de observação.

Em Cabedelo, especificamente na praia de Intermares, também a partir das 19h, será instalado um posto de comando, dois postos de guarda-vidas, com a presença de viatura de combate a incêndio. Em Santa Rita, os bombeiros vão estar localizados na Praça do Povo (Tibiri Fábrica), com um posto e ações de atendimento pré-hospitalar.

Polícia Civil – A Polícia Civil vai empregar 40 policiais descaracterizados na orla de João Pessoa a fim de identificar ocorrências de tráfico de drogas e porte ou posse ilegal de armas. Estarão funcionando em regime de plantão a 9ª DD, em Mangabeira, e a 12ª DD, em Manaíra. Estarão abertas ainda a 6ª DD, de Santa Rita e 7ª DD de Cabedelo na região metropolitana. Permanecem em plantão ainda as delegacias especializadas de Homicídios, Roubos e Furtos, Roubos e Furtos de Veículos, Repressão a Entorpecentes, Delegacia da Mulher e da Infância e Juventude, na Capital. Os plantões dos litorais Sul e Norte terão sede nas cidades de Conde e Mamanguape, respectivamente. Em Campina Grande o atendimento acontece na Central de Polícia, no bairro do Catolé, com as delegacias de Homicídios e Roubos e Furtos em pleno funcionamento.