João Pessoa
Feed de Notícias

Operação Resgate pela Vida reforça ações contra a violência na Paraíba

terça-feira, 18 de dezembro de 2012 - 18:20 - Fotos: 

A agilidade do Corpo de Bombeiros em prestar socorro às vítimas de violência na Paraíba conseguiu evitar, em dez meses, 235 mortes de vítimas de tentativas de homicídio no Estado.  Atuando em pontos estratégicos, as equipes da Operação Resgate pela Vida conseguiram diminuir o tempo de atendimento em casos de espancamento, golpes de arma branca e disparos de arma de fogo o que evitou muitas mortes, de acordo com o major Artur Vieira, coordenador da ação.

A operação abrange a Região Metropolitana de João Pessoa. Vinte e quatro profissionais se revezam em equipes e atuam em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social (Seds), Cláudio Lima, destacou que a operação Resgate Pela Vida faz parte do sistema operacional realizado com o objetivo principal de redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídio ou qualquer outro crime doloso contra a vida. “Esse plano operacional previu a atuação integrada das policiais Civil, Militar e Corpo de Bombeiros tendo como propósito comum a diminuição dos homicídios na Paraíba”, lembra Cláudio Lima.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, a eficácia do projeto Resgate pela Vida está diretamente ligada à parceria com outros órgãos da Segurança Pública. “Com o auxilio da análise criminal, o projeto oferece um atendimento rápido e eficaz que vem evitando que as tentativas de homicídios sejam consumadas. Esse serviço soma-se aos já oferecidos pelas equipes de resgate que atuam também em casos de ocorrências de acidentes de trânsito e outros casos com vítimas”, explicou o comandante.