João Pessoa
Feed de Notícias

Operação Lei Seca intensifica atuação durante as festas juninas

sexta-feira, 5 de junho de 2015 - 16:58 - Fotos: 

A Operação Lei Seca será reforçada nas estradas da Paraíba durante o período das festas juninas. O objetivo é prevenir a ocorrência de acidentes de trânsito e crimes de alcoolemia neste mês de junho, quando aumenta o movimento de carros em direção às cidades com maior tradição de festas juninas. O esquema especial começa nesta sexta-feira (5) com a abertura do Maior São João do Mundo, em Campina Grande, e vai até 5 de julho.

Todo o efetivo da Operação Lei Seca será utilizado durante o Plano Operacional de Segurança no Trânsito elaborado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para os festejos juninos 2015 na Paraíba. Nas blitzen, o trabalho dos agentes é reforçado por guinchos, motocicletas de patrulha e viaturas da Polícia Militar, do Detran e dos órgãos municipais de trânsito.

“Vamos intensificar as abordagens nos pontos com maiores concentrações de veículos e municípios com visitações turísticas durante os festejos juninos como Campina Grande, João Pessoa, Sapé, Guarabira e Itabaiana”, explica o chefe da Divisão de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Ricácio da Cruz. Além de reforçar a fiscalização nas rodovias que ligam João Pessoa às cidades onde terá festas juninas, a Lei Seca vai atuar dentro da Capital e nas cidades vizinhas.

Durante este mês, as atividades serão repressivas e educativas, numa parceria entre as Divisões de Policiamento e Educação para o Trânsito do Detran e o Batalhão de Policiamento de Trânsito da Paraíba. A ideia é assegurar o cumprimento da “lei seca” e conscientizar a sociedade dos riscos e consequências da mistura álcool e direção.

Em João Pessoa, serão montados pontos de fiscalização em locais estratégicos, que concentra um grande número de bares e restaurantes. Em Campina Grande, além das atividades educativas no acesso à cidade, bares, hotéis e restaurantes, a campanha educativa será levada para os bairros.

Algumas fiscalizações contarão com a estrutura da unidade móvel da Delegacia de Acidentes de Veículos, o que vai facilitar o registro dos flagrantes e as notificações por embriaguez ao volante.