João Pessoa
Feed de Notícias

Operação devolve presos de alta periculosidade para RN

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 - 15:18 - Fotos: 

Três presos de alta periculosidade que se encontravam nos presídios do estado da Paraíba foram removidos para a Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. A operação realizada pela Polícia Federal, em ação conjunta com a Secretaria de Cidadania e Administração Penitenciária, foi realizada na manhã desta sexta-feira (12).

Sob forte escolta do Departamento Penitenciário Nacional, os apenados Almir José da Costa, Ricardo Campelo da Silva e Rogério Dias Sabino partiram da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal da Paraíba, em camburões da PF, com destino ao estado onde originalmente respondem processo.

Segundo o gerente Executivo de Administração Penitenciária da Paraíba, Ivonilton Coriolano, os presos transferidos são altamente perigosos, responsáveis por inúmeras tentativas de fuga e rebeliões nos presídios do Rio Grande Norte.

“Eles estavam sob a guarda da Administração Penitenciária de nosso Estado, a pedido do secretário de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte, Leonardo Arruda Câmara, que solicitou a remoção a Justiça, como forma de coibir as ações articuladas desses líderes dentro dos presídios onde se encontravam”, disse Coriolano. 

Ainda segundo o Ivonilton Coriolano, “a existência de organizações criminosas atuando dentro do sistema é uma das principais motivações para a retirada imediata deste grupo de presos”.

Durante todo esse tempo eles foram mantidos em presídios separados, para evitar que se reunissem para organizar novos grupos criminosos dentro da Paraíba.

“Com a conclusão da Penitenciária Federal de Mossoró, que é de segurança máxima e feita com a mais moderna tecnologia de engenharia e segurança, conforme exigências da lei de execução penal, presos como esses estarão em um local apropriado”, concluiu o gerente.

Angélica Nunes, da Assessoria da Secap