Fale Conosco

21 de novembro de 2012

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” abre concertos da Orquestra Sinfônica



A Orquestra Sinfônica da Paraíba  faz duas apresentações nesta semana sob a regência do maestro Alex Klein. Na programação constam as obras de Rossini, a famosa ópera “O Barbeiro de Sevilha”; “Cantoria Concertante” do compositor nordestino Marlos Nobre. Para encerrar a noite a OSPB vai executar a 7ª Sinfonia de Ludwig van Beethoven. As apresentações gratuitas acontecerão nesta quinta-feira (22), às 20h, e na sexta-feira (23), às 19h, no Cine Bangüê.

Como é comum nos concertos da Sinfônica da Paraíba será oferecida uma palestra informal uma hora antes de cada apresentação ( às 19h na quinta-feira, e às 18h na sexta-feira). O maestro Alex Klein irá conversar com o público sobre as obras a serem apresentadas, trazendo informações curiosas que ajudam a plateia a compreender e apreciar melhor o concerto.

A 7ª Sinfonia de Beethoven, escrita quando o compositor alemão já estava surdo, é uma de suas obras mais alegres e divertidas. É conhecida como a “Sinfonia da Dança”. Um de seus movimentos, o “Allegretto”, é considerado uma das obras mais grandiosas e profundas do compositor. Porém, Beethoven naquela época já estava cedendo espaço a um novo movimento musical, à medida que as óperas italianas conquistavam o mercado musical no começo do século XIX.

Um dos principais protagonistas desta mudança na história da música foi o italiano Giaccomo Rossini, e sua ópera “O Barbeiro de Sevilha”. Rapidamente se tornou um ícone histórico da música de concerto e entre óperas.

Assim como as obras de seus antecessores, Rossini e Beethoven, a música de Marlos Nobre não é menos provocativa e cativante. Sua “Cantoria Concertante” pede por uma orquestra menor, “de câmara”, e exige grande virtuosidade de todos os músicos no palco. “É em momentos como este, com uma obra de um dos mais importantes compositores brasileiros de todos os tempos, que fica evidente a forte tradição orquestral e virtuosismo de uma orquestra como a Sinfônica da Paraíba”, disse o maestro Alex Klein.

 

Serviço:

Concertos da Orquestra Sinfônica da Paraíba

Regência: Maestro Alex Klein (regente titular da Orquestra Sinfônica)

Datas: quinta-feira (22), às 20h e sexta-feira (23), às 19h

Palestras: uma hora antes das apresentações

Local: Cine Bangüê

Entrada: gratuita