Fale Conosco

9 de junho de 2015

Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas realiza a primeira etapa



A 11ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) já começou. Foram 366.909 alunos paraibanos inscritos, sendo 226.383 de escolas da rede estadual da Paraíba. A primeira prova foi aplicada na terça-feira (2). O desafio foi resolver 20 questões de múltipla escolha para turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Do desempenho desta fase, a olimpíada seleciona cerca de 5% dos estudantes, por escola, com melhor pontuação que vão para a segunda etapa, no dia 12 de setembro, na qual as provas serão realizadas em centros regionais e compostas de seis questões dissertativas, onde deverão ser expostos os cálculos e raciocínio utilizados.

Segundo o coordenador da Obmep na Paraíba, professor José de Arimatéia Fernandes, do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), dentre os objetivos principais da Obmep está a tentativa de desmistificar a Matemática  como ‘bicho-papão’ e tornar o estudo da disciplina mais atrativo e interessante para o aluno. “Por isso a participação do aluno é importante, para mostrá-lo a relevância do estudo da Matemática, não somente para os alunos que vislumbram uma carreira nas áreas de Ciências Exatas e Engenharias, mas também como disciplina auxiliadora na formação do raciocínio lógico e dedutivo”, explicou.

A relação de vencedores será divulgada em 27 de novembro. Serão premiados 6.500 alunos, dos quais 500 com medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de cerca de 46.200 com menções honrosas. Também integram as premiações professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos.

Obmep – A competição é um projeto de estímulo ao estudo da matemática dirigida às escolas públicas municipais, estaduais e federais com matrícula de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio. É promovida pelos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Para incentivar a participação, produz e distribui material didático, oferece bolsas de iniciação científica aos estudantes e reconhecimento aos educadores, escolas e secretarias. A Obmep também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.

A 10ª edição, em 2014, registrou cerca de 18 milhões de inscrições e a adesão de mais de 46 mil escolas públicas da educação em aproximadamente 5.500 municípios. Para mais informações, confira o portal da olimpíada no endereço eletrônico (www.obmep.org.br).