João Pessoa
Feed de Notícias

Olimpíada de Língua Portuguesa será lançada na Paraíba, dia 26

segunda-feira, 15 de março de 2010 - 18:33 - Fotos: 

A 2ª Olimpíada de Língua Portuguesa, edição 2010, será lançada na Paraíba às 9h do próximo dia 26. O evento ocorrerá no Liceu Paraibano, em João Pessoa, com a participação de autoridades educacionais, gerentes das regionais de Educação e Cultura (Grecs), técnicos e professores das redes públicas do Estado.

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC), por meio da Gerência Operacional de Integração Escola Comunidade (Goiesc), lembra que as inscrições para a 2ª Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro começaram no último dia 2 deste mês e podem ser feitas até 14 de maio de 2010.

A olimpíada é destinada a alunos e professores das escolas públicas estaduais, municipais e federais e inscreve professores que atendam alunos em turmas do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

A competição oferece proposta de formação para os educadores, por intermédio dos materiais pedagógicos e pelos encontros para reflexão sobre as práticas educativas, objetivando aprimorar o processo de escrita dos alunos. O tema adotado ‘O Lugar Onde Vivo’ possibilita ao aluno resgatar histórias e estreitar vínculos com a comunidade, aprofundando o conhecimento com a realidade. O aluno passa a ver o seu lugar com um olhar diferente, integrando conhecimentos para o desenvolvimento de sua cidadania.

O secretário de Estado da Educação e Cultura, Francisco de Sales Gaudêncio, que participou no dia 2 deste mês do lançamento nacional na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, oferece total apoio às ações que estão sendo desenvolvidas pela coordenação da olimpíada na Paraíba.

Organização – A coordenadora da OLP no Estado, Rejane Viana do Nascimento, técnica da Goiesc, informa que para efetivação dos trabalhos da olimpíada, no mês de setembro do ano passado foram capacitados 12 professores/técnicos estaduais, além de uma equipe de docentes municipais, coordenados pela União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Em cada Gerência Regional de Educação e Cultura haverá um técnico que apoiará as escolas da região para possibilitar melhor contribuição para prática pedagógica de melhor qualidade na área de Língua Portuguesa.

Segundo a coordenadora do evento, a meta é trabalhar para que os alunos sejam medalhistas de ouro. “No ano de 2008, tivemos cinco alunos das escolas estaduais e municipais que chegaram até a fase final e foram medalhistas de prata”, lembrou. Maiores informações, basta contatar a Goiesc, nos telefones 3218-4015 ou 9948-7599.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação e Cultura