João Pessoa
Feed de Notícias

Olhar Brasil atende estudantes de Piancó e Itaporanga, a partir de quinta

terça-feira, 16 de março de 2010 - 18:52 - Fotos: 
Nesta quinta-feira (18), o Programa Olhar Brasil atende alunos do Brasil Alfabetizado do município de Piancó. As consultas vão acontecer até o próximo dia 25 e deverão ser atendidas 1.200 pessoas. No dia seguinte, o atendimento será em Itaporanga, onde a previsão é de que sejam realizadas 600 consultas até o dia 27. O Olhar Brasil é um programa do Governo Federal, executado pelos Estados e municípios, com o objetivo de diagnosticar erros de refração ou dificuldade de enxergar nos estudantes, evitando a evasão escolar.

Na Paraíba, já foram realizadas mais de 62 mil consultas oftalmológicas e foi verificado que 70% dessas pessoas precisavam de óculos. Até agora, foram entregues, aproximadamente, 16 mil óculos. A coordenação do projeto explicou que o atendimento, nesses dois municípios, teve inicio ano passado, mas terá continuidade agora, porque a meta não foi atingida na primeira etapa.

Em Piancó, as consultas serão feitas nos dias 18, 19, 20 e 25, na sede da 7ª Gerência Regional de Saúde, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Em cada dia, deverão ser atendidos 300 estudantes. Em Itaporanga, o atendimento acontecerá nos dias 26 e 27, no mesmo horário, na sede da 7ª Gerência Regional de Educação. Por dia, a meta é realizar 300 consultas.

Consultas – A meta da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é atingir 116 mil estudantes com idades acima de 15 anos, em 204 municípios paraibanos. No caso dos estudantes com indicação de óculos de grau, o modelo é escolhido no mesmo dia – são mais de 20 tipos – com a ajuda de técnicos ópticos. As consultas não precisam ser marcadas e cada professor se responsabiliza em levar os seus alunos para o atendimento no dia programado pela SES e Secretaria de Saúde do município.  Os exames são feitos em uma unidade móvel oftalmológica, nas unidades de saúde da família, consultórios ou escolas, dependendo da estrutura encontrada no município.

Todas as consultas são supervisionadas por profissionais da Gerência Executiva de Atenção Básica em Saúde e do Núcleo de Atenção à Saúde Visual da SES. O Olhar Brasil foi lançado no dia 15 de junho deste ano, pelo governador José Maranhão e os secretários da Saúde, José Maria de França, e da Educação, Sales Gaudêncio. A Paraíba foi o quarto estado brasileiro a iniciar a execução do projeto, criado em 2007 pelo Governo Federal. As ações deveriam ter começado a ser executadas no Estado em 2008, o que não aconteceu por falta de adesão da gestão anterior.

Serviço

Atendimento do Olhar Brasil em Piancó
Dias: 18,19,20 e 25 de março
Horário: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h
Local: sede da 7ª Gerência Regional de Saúde, localizada na Rua Pedro Jerônimo, s/n, bairro Ouro Branco (próximo à AABB).

Atendimento do Olhar Brasil em Itaporanga
Dias: 26 e 27 de março
Horário: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h
Local: sede da 7ª Gerência Regional de Educação, localizada na Rua Manoel Moreira Dantas, s/n, no Centro (próximo ao Fórum).

Da Assessoria de Imprensa da SES-PB