Fale Conosco

30 de junho de 2009

Olhar Brasil atende alunos do Brasil Alfabetizado, em Alhandra



As primeiras 252 consultas oftalmológicas das 116.486 previstas pelo projeto Olhar Brasil na Paraíba serão realizadas nestas quarta e quinta-feira (1º e 2 de julho) em Alhandra, município da região metropolitana de João Pessoa. A partir das 7h, uma equipe de profissionais atenderá aos estudantes matriculados no Programa Brasil Alfabetizado naquela cidade.

Os exames serão feitos em uma unidade móvel, que ficará ao lado do Hospital Municipal Alfredo de Almeida Ferreira, no Centro da cidade. A Paraíba é o quarto Estado brasileiro a iniciar a execução do projeto elaborado pelo Governo Federal e executado pelas secretarias estaduais de Saúde (SES) e Educação (SEC).
        
De acordo com Cassilda Maria da Silva, membro da coordenação estadual do projeto na SES, além de Alhandra mais quatro municípios paraibanos vão começar a atender aos alunos esta semana com consultas, exames e óculos gratuitos. Até a próxima segunda-feira (6), 6.017 estudantes de Alhandra, Caaporã, Coremas, Sousa e Vieiropólis serão atendidos. A meta do programa é atingir em toda a Paraíba 116.486 alunos acima de 15 anos de idade, em 90 dias.

Óculos em 30 dias – Após as consultas, os alunos receberão os óculos em até 30 dias. Serão disponibilizados oito modelos, sendo quatro femininos e quatro masculinos. Os municípios que não dispuserem de médicos oftalmologistas para prestar o serviço, a Secretaria de Estado da Saúde fará o deslocamento de profissionais que atenderão nas escolas disponíveis ou numa unidade móvel oftalmológica. “Os municípios também poderão deslocar os alunos para as cidades mais próximas que possuam o serviço”, informou Cassilda.

Para agilizar o tempo das consultas, cada equipe poderá contar com até três médicos, além de dois técnicos, sendo um ótico e um auxiliar. Se o médico diagnosticar outro tipo de patologia, o paciente será encaminhado para a unidade de saúde do município.

Todos os atendimentos serão supervisionados por profissionais da Gerência Executiva da Atenção Básica da SES, que coordena o Olhar Brasil na Paraíba. Apesar de ter sido lançado no dia 15 de junho, a SES começa a executar o programa nesta quarta-feira por conta da disponibilidade da agenda dos oftalmologistas.

O projeto – O Olhar Brasil foi lançado no último dia 15 pelo governador José Maranhão e os secretários da Saúde, José Maria de França, e da Educação, Sales Gaudêncio. O projeto vai dar assistência oftalmológica a todos os alunos do Brasil Alfabetizado, que mantém salas de aulas em 204 municípios paraibanos. A equipe é composta por 40 oftalmologistas e 80 técnicos. O investimento – que inclui a compra de 80 mil óculos de grau – é de R$ 4.688.584,94.

 
Assessoria de Imprensa da SES-PB