João Pessoa
Feed de Notícias

Olhar Brasil atende 700 estudantes da 1ª Regional de Ensino

quarta-feira, 30 de junho de 2010 - 16:46 - Fotos: 
O Programa Olhar Brasil atendeu 700 alunos matriculados no Brasil Alfabetizado da 1ª Região de Ensino, nestas terça e quarta-feira (29 e 30). Os exames aconteceram na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Na Paraíba, o Olhar Brasil – coordenado pelas secretarias de Estado da Saúde e da Educação – já realizou mais de 80 mil atendimentos e entregou aproximadamente 50 mil óculos.

A coordenadora operacional do Olhar Brasil, Mônica Paiva Fialho Carneiro Braga, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), explicou que para realizar o atendimento na Espep, todos os coordenadores das turmas do Programa Brasil Alfabetizado ficaram encarregados de informar aos alunos sobre a ação.  No local, os estudantes fizeram exames oftalmológicos para diagnosticar a necessidade do uso dos óculos, que também são distribuídos gratuitamente pelo programa.  

Ação nos presídios
– No mês passado, o Programa Olhar Brasil levou atendimento às unidades prisionais da Capital beneficiando os apenados do presídio Sílvio Porto, em Mangabeira, e do Instituto de Psiquiatria Forense, localizado na Avenida Dom Pedro II, no Centro da Capital. Nessas duas unidades prisionais, foram atendidos 84 detentos matriculados no Programa Brasil Alfabetizado.

Sobre o programa – O ‘Olhar Brasil’ foi criado em 2007 pelo Governo Federal com o objetivo de diagnosticar erros de refração (dificuldade de enxergar) nos estudantes da rede pública de ensino, evitando a evasão escolar. Nos municípios, as ações são executadas pelas secretarias de Estado da Saúde (SES) e de Educação, com o apoio das prefeituras. A Paraíba foi o quarto estado brasileiro a iniciar os atendimentos.

Da Assessoria de Imprensa da SES/PB