João Pessoa
Feed de Notícias

Oitenta produtores culturais participam da primeira oficina FIC por Dentro

terça-feira, 28 de agosto de 2012 - 18:21 - Fotos: 

Foto: Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

A primeira oficina “FIC por Dentro” sobre conhecimento técnico necessário para elaboração de projetos a serem inscritos no Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) foi realizada na tarde desta terça-feira (28) e atraiu cerca de 80 agentes de produção cultural. O encontro ocorreu no auditório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), em João Pessoa. O edital e formulário de inscrição dos projetos estão disponíveis no site www.paraiba.pb.gov.br/fic.

A coordenadora de Assuntos Históricos e Artísticos do Iphaep, Marta Smith, e o contador do FIC, Valmor Soares, apresentaram o edital e dirimiram dúvidas dos agentes culturais que planejam inscrever projetos nas diversas áreas. Cada proponente só pode apresentar um projeto.

Marta Smith explicou todas as etapas do edital e orientou sobre o preenchimento do formulário de inscrição no FIC. Os produtores culturais terão até o dia 28 de setembro para inscrever seus projetos. Os autores de trabalhos que forem aprovados terão um prazo de 10 dias para apresenterem na Secretaria de Estado da Cultura a documentação exigida. Para não haver problemas na prestação de contas todo projeto deve ter o acompanhamento de um contador.

As áreas contempladas com os recursos são: Artes Integradas (ações que integrem mais de uma categoria artística, feira, festivais etc.), Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Cultura Popular; Dança; Livro, Leitura e Literatura; Música; Patrimônio; Teatro.

Os formulários do projeto e seus anexos deverão ser remetidos, exclusivamente, por via postal, endereçada ao FIC Augusto dos Anjos – Casarão dos Azulejos – Rua Conselheiro Henriques, nº. 159 – Centro – João Pessoa – PB – CEP: 58.010-690, até a data limite de inscrição (a data de postagem constante dos carimbos dos Correios configurará o cumprimento dos prazos).

Projetos – Linaldo Braga, produtor cultural de Cajazeiras, pretende aprovar no FIC um projeto para gravação de CD de uma banda de pífano da cidade de São José de Piranhas. “Esse projeto visa reproduzir um CD com músicas do repertório das bandas cabaçais do Sertão paraibano, nosso objetivo é esse”, declarou Linaldo, acrescentando que no Sertão existem mais de 20 grupos culturais que atuam com as bandas cabaçais.

Foto: Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

O jovem pessoense Alexandre Santos Arantes de Sousa, 23 anos, produtor cultural, participou da oficina e afirmou que seu projeto visa a circulação de grupos musicais se apresentando em teatros pelo interior do Estado, com caráter pedagógico e voltado para alunos da escola pública. “A proposta tem um caráter mais pedagógico, não somente o show”, justificou.

A seleção dos projetos artístico-culturais para receber recursos do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos – FIC será regida pela Lei Federal 8.666/1993, pela Lei Estadual 7.516/2003, pelo Decreto 24.933/2004, pelas Resoluções e Instruções Normativas do FIC, por este Edital e pelo mais que couber do disposto na legislação vigente.

 

 

Confira as próximas oficinas “FIC por Dentro”:

 

Dia 31/08 – Em Areia, 14h às 18h – Colégio João Coutinho

Dia 03/09 – Em Campina Grande, 14h às 18h – Centro de Arte e Cultura (CAC)

Dia 03/09 – Em Itabaiana, 14h às 18h – Câmara dos Vereadores

Dia 03/09 – Em Catolé do Rocha, 14h às 18h – 8ª Regional de Ensino

Dia 04/09 – Em Cuité, 14h às 18h – Teatro Dona Chicota

Dia 04/09 – Em Cajazeiras, 9h às 13h – Teatro Íracles Pires

Dia 05/09 – Em Monteiro, 14h às 18h – Teatro Jansen Filho

Dia 05/09 – Em Sousa, 9h às 13h – Centro Cultural BNB

Dia 06/09 – Em Princesa Isabel, 9h às 13h – 11ª Regional de Ensino

Dia 10/09 – Em Itaporanga, 9h às 13h – Câmara de Vereadores

Dia 10/09 – Em Patos, 14h às 18h – Funes