João Pessoa
Feed de Notícias

Oficinas, seminários e painéis compõem a programação do evento no Espaço Cultural

terça-feira, 17 de novembro de 2009 - 17:39 - Fotos: 

Nestas terça (17) e quarta-feira (18), o Espaço Cultural José Lins do Rego está sediando a 138ª versão da Encomex 2009 – Encontros de Comércio Exterior, oportunidade em que o empresariado paraibano e congressistas em geral poderão participar de oficinas, seminários e painéis e contar com um showroom institucional, onde receberão atendimento individual tirando dúvidas ligadas a esse setor da economia.

Este ano, a inovação fica por conta do ‘Espaço do Exportador’, onde acontecem os ‘Encontros Tradings’. Neles, pequenas e médias empresas negociam diretamente com tradings, criando um ambiente propicio à internacionalização do potencial exportador e ainda a ampliação dos negócios para aqueles que atuam no comércio internacional.

Este ano, nove cidades brasileiras foram selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para receber esse evento, todas com perfil exportador e pólos estruturados ou em implantação. Cada cidade terá abordagem e cronograma de atividades diferenciadas, para que suas particularidades e demandas possam ser atendidas. O evento – que é itinerante -, a partir do próximo ano deve ser reduzido para três Estados, mas desde sua primeira versão em 1997 até este ano já aconteceu em 80 municípios, sendo esta a 138ª edição.

Abertura – Na solenidade de abertura, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico (STDE), Edivaldo Nóbrega, que representou o governador José Maranhão, falou da importância do evento e ressaltou que naquilo que depender do empenho do Governo do Estado, “a Paraíba continuará sediando o evento porque a região dispõe de 83 empreendimentos exportadores e muitas pequenas e micro empresas têm condições de incrementar seus negócios”.

O secretário assegurou que com a união de entidades de classe, cooperativas e empresariado “é possível se encontrar alternativas para aumentar as exportações no Estado”. Durante o evento, foram homenageados os ‘Destaques Exportadores Encomex’, com a premiação de empresas que atuam no setor na Paraíba.

Ana Neves, da Assessoria de Imprensa do Turismo e Desenvolvimento Econômico, com fotos de Walter Rafael, da Secom