João Pessoa
Feed de Notícias

Oficinas “FIC por Dentro” são realizadas em várias cidades do Estado

quinta-feira, 6 de setembro de 2012 - 08:28 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

A Secretaria de Estado da Cultura vai realizar mais três oficinas “FIC por Dentro”.  O objetivo é ampliar os espaços para que um número maior de agentes culturais tenha acesso ao conhecimento técnico necessário para elaboração de projetos a serem inscritos no Fundo de Incentivo à Cultura (FIC). As novas oficinas acontecerão em Guarabira, na Casa Cultural; em Pombal na Academia de Letras, no próximo dia 12 de setembro, e na cidade de Taperoá, em local e data a serem definidos nos próximos dias.

O calendário das oficinas “FIC por Dentro” prossegue nesta quinta-feira (6) em Princesa Isabel, na 11 Região de Ensino, a partir das 9h e em Catolé do Rocha, na 8 Região de Ensino, a partir das 14h.

As oficinas começaram em João Pessoa no dia 28 de agosto; em Areia foi realizada dia 31; nas cidades de Itabaiana e Campina Grande no dia 3 de setembro; Cuité e Cajazeiras no dia 4 e nas cidades de Monteiro e Sousa no dia 5 de setembro.

Na segunda-feira (10) a oficina será ministrada em Itaporanga na Câmara dos Vereadores, a partir das 9h, e em Patos na Fundação Ernani Sátiro, a partir das 14h.

O secretário executivo do FIC, Nathanael Alves Filho, informou  que as oficinas têm  atraído muitas pessoas candidatas a inscreverem projetos no Fundo de Incentivo à Cultura. Nas reuniões, os produtores culturais podem esclarecer dúvidas sobre o edital do FIC 2012 e a respeito do formulário de inscrição. A equipe que ministra as oficinas “FIC por Dentro” é composta por 21 técnicos distribuídos nas 15 cidades que sediam os encontros.

O edital e formulário de inscrição dos projetos estão disponíveis no site www.paraiba.pb.gov.br/fic. Cada pessoa só pode apresentar um projeto. As inscrições de projetos foram abertas dia 22 de agosto e se encerram dia 22 de setembro.  O edital visa a seleção de projetos artístico-culturais. O Governo do Estado disponibliza R$ 3 milhões para 169 projetos que serão aprovados.

Os autores de trabalhos que forem aprovados terão um prazo de 10 dias para apresenterem na Secretaria de Estado da Cultura a documentação exigida. Para não haver problemas na prestação de contas, todo projeto deve ter o acompanhamento de um contador.

As áreas contempladas com os recursos são: Artes Integradas (ações que reúnam mais de uma categoria artística, feira, festivais etc.), Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Cultura Popular; Dança; Livro, Leitura e Literatura; Música; Patrimônio; Teatro.

Os formulários do projeto e seus anexos deverão ser remetidos, exclusivamente, por via postal, endereçada ao FIC Augusto dos Anjos – Casarão dos Azulejos – Rua Conselheiro Henriques, nº. 159 – Centro – João Pessoa – PB – CEP: 58.010-690, até a data limite de inscrição (a data de postagem constante dos carimbos dos Correios configurará o cumprimento dos prazos).

A seleção dos projetos artístico-culturais para receber recursos do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos – FIC será regida pela Lei Federal 8.666/1993, pela Lei Estadual 7.516/2003, pelo Decreto 24.933/2004, pelas Resoluções e Instruções Normativas do FIC, pelo Edital 2012 e pelo mais que couber do disposto na legislação vigente.